Alagoas

EMEGÊNCIA

Saúde presta assistência a moradores dos bairros afetados com afundamento de solo

Entre as ações está a transferência de pacientes, assistência em abrigos e fiscalizações sanitárias nas escolas

Por Redação 02/12/2023 17h05
Saúde presta assistência a moradores dos bairros afetados com afundamento de solo

Profissionais da Secretaria de Saúde de Maceió seguem mobilizados na assistência a moradores do Bebedouro e Bom Parto. A Saúde tem atuado em diversas frentes desde o primeiro momento, quando foi decretado a situação de emergência em Maceió por conta do risco de colapso na mina 18 da Braskem.

Uma das primeiras medidas foi a suspensão do ponto facultativo do dia 1° de dezembro nas Unidades de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), de modo que esses equipamentos e seus profissionais pudessem ficar a postos em caso de necessidade.

Além disso, o secretário de Saúde, Luiz Romero Farias, e o corpo técnico da pasta se reuniram com prestadores contratualizados para realizar a transferência de cerca de 80 pacientes internados no Sanatório para outros hospitais, de modo a não prejudicar seu tratamento. Os pacientes que realizam hemodiálise no local também foram realocados para outros serviços, através de um esforço conjunto.

De acordo com o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, a gestão deu uma resposta rápida às instruções da Defesa Civil. "Elaboramos uma logística de assistência, para caso ocorra algo mais sério, tenhamos condições de prestar o cuidado necessário e imediato", afirma.


A Vigilância Sanitária irá fiscalizar os hospitais onde os pacientes de hemodiálise deslocados do Sanatório farão seu tratamento.

As Unidades Básicas de Saúde também foram visitadas nesse período pela Gerência dos Distritos Sanitários para alinhar com os profissionais formas de acolhimento desses usuários. Os Caps do município também estão à disposição para acolher emergências psicológicas.

Juntamente com a Assistência Social, a Saúde tem atuado nos abrigos com equipes do Saúde da Gente, disponibilizando psicólogos, profissionais de enfermagem, distribuição de medicamentos, entre outros, para prestar assistência à população.

A Unidade de Vigilância em Zoonoses também está mobilizada com veículos e profissionais a postos, desenvolvendo também, junto à Secretaria de Bem Estar Animal o recolhimento dos animais que ainda se encontravam nas áreas de risco, oferecendo um lugar seguro para eles.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu