Alagoas

CASO BRASKEM

Defesa Civil atualiza situação da Mina 18

"Não há necessidade de alertas", disse o órgão

Por Redação 30/01/2024 07h07
Defesa Civil atualiza situação da Mina 18

Na tarde desta segunda-feira (29), a Defesa Civil de Maceió emitiu uma nota atualizando a situação da Mina 18 da Braskem, localizada no Mutange, que entrou em colapso em dezembro de 2023. Segundo o órgão, não houve alterações significativas no deslocamento vertical da cavidade da mina, indicando uma perspectiva de possível estabilidade.

O cenário atual contrasta com o registrado há exatos dois meses, quando a Defesa Civil municipal emitiu um alerta via SMS à população de Maceió sobre o iminente risco de colapso na região próxima ao antigo Centro de Treinamento do CSA, no bairro Mutange. Na época, o alerta foi emitido após moradores do bairro do Pinheiro, um dos locais afetados pela mineração da Braskem, relatarem diversos tremores de terra.

O monitoramento na área afetada pela mineração da Braskem continua sendo realizado de forma contínua, afirmou o órgão, e até o momento não há indicativos de riscos que demandem um alerta. A Defesa Civil divulgou a seguinte nota: "A Defesa Civil de Maceió informa que o monitoramento das minas continua de forma ininterrupta e que, até o momento, não há riscos que indiquem necessidade de alertas. Em caso de mudanças, a população, assim como os demais órgãos, serão devidamente informados. A Defesa acrescenta que a movimentação de solo da mina 18 segue sem maiores alterações e que o deslocamento vertical acumulado em 24 horas é de 0,39 cm, com velocidade de deslocamento vertical de 0,01 cm".

O colapso da Mina 18 ocorreu por volta das 13h15, em 10 de dezembro de 2023. O rompimento de parte da mina de sal-gema, propriedade da mineradora Braskem, aconteceu dias após o alerta de risco de colapso. A ameaça resultou na evacuação emergencial de cerca de 5 mil famílias, residentes nos bairros Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro, Mutange e Farol.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu