Alagoas

Sem Terra

Mulheres do campo reivindicam reforma agrária em dia de mobilização

IIº Acampamento das Mulheres Sem Terra Dandara dos Palmares reúne 600 camponesas para reivindicar políticas públicas e reforma agrária em Alagoas.

Por Redação 07/03/2024 14h02
Mulheres do campo reivindicam reforma agrária em dia de mobilização

Cerca de 600 mulheres camponesas representando diversos movimentos sociais reuniram-se na sede do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) nesta quinta-feira (7). O encontro marcou o IIº Acampamento das Mulheres Sem Terra Dandara dos Palmares, realizado durante as celebrações do Dia Internacional da Mulher. As atividades, que incluíram uma reunião na Praça Sinumbu, no Centro de Maceió, têm como objetivo impulsionar políticas públicas para trabalhadoras rurais e fortalecer a luta pela reforma agrária no estado.

Segundo a coordenadora do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), Diana Aleixo, a mobilização visa fortalecer o empoderamento feminino no campo. "Abre espaço para que as mulheres apresentem suas pautas ao poder público e às instituições de luta pela terra", destaca Diana.

Durante a visita ao Iteral, uma comissão de líderes da iniciativa foi recebida pelo diretor-presidente da autarquia, Jaime Silva. Durante o encontro, o grupo apresentou reivindicações listadas em uma pauta coletiva.

O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, destacou o comprometimento do Governo do Estado com a conclusão do processo de transferência de áreas destinadas à reforma agrária. Ele ressaltou ainda a criação de uma mesa de diálogo com a participação do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário para solucionar conflitos históricos relacionados às terras das Usinas Laginha, em União dos Palmares, e Guaxuma, em Coruripe.

Jaime Silva, em fevereiro, teve uma reunião com o ministro Paulo Teixeira, em Brasília, durante uma agenda do governador Paulo Dantas. Na próxima semana, o diretor-presidente do Iteral retorna à capital federal para participar de reuniões na sede nacional do Incra e no Ministério do Desenvolvimento Agrário.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu