Alagoas
Inscrições abertas para Olimpíada Obereri
Conhecimento e debate sobre relações étnico-raciais no Brasil.
As inscrições para a I Olimpíada Brasileira de Relações Étnico-Raciais, Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas (Obereri), organizada pela Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros (as) (ABPN), e pelo Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Conneabs) seguem abertas até o dia 30 de junho, para os 8° e 9° anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal.
As equipes, que devem conter até 10 estudantes e ser acompanhadas por um professor-coordenador, podem se inscrever através deste link.
Os estudantes e professores terão a oportunidade de participar de mais uma atividade voltada para as questões étnico-raciais. A iniciativa visa fortalecer o trabalho antirracista que vem sendo realizado na rede pública municipal de ensino.
O incentivo à participação das unidades de ensino tem o intuito de fortalecer a implementação das diretrizes curriculares, incentivar o interesse dos estudantes pela história da diáspora africana e dos povos originários e desmistificar questões relacionadas às cotas étnico-raciais.
O coordenador de Ações Educacionais de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Luciano Amorim, pontua que o ensino na rede pública de Maceió tem cada vez mais levantado temas de conscientização contra o racismo e que essa é uma oportunidade para pôr em prática os conhecimentos.
“A Obereri é uma alavanca para que a gente possa fortalecer o debate racial e a política educacional, já que é uma forma de conectarmos trabalhos desenvolvidos no Brasil todo, relacionados a práticas antirracistas”, destacou Luciano, convidando os gestores municipais a se inscreverem.
Com etapas municipais, regionais e nacionais, na Olimpíada os participantes terão acesso a workshops, palestras e material didático para participar de atividades que incluem aspectos históricos, culturais, sociais e políticos relacionados à diáspora africana e dos povos indígenas.
Além de participar de atividades de fomento ao debate das questões raciais, os estudantes vão receber certificados, medalhas e concorrer a diversas premiações.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
POLÍTICA
Lula trabalha para unir Renan e Arthur Lira em Alagoas
-
Procurando emprego?
Sine Maceió oferta vagas para trabalho home office; veja como participar da seleção
-
Comissão de Segurança Pública
No Senado, CSP ouve ministro da Justiça sobre combate ao crime organizado
-
Dólar bateu novo recorde
Após alta do dólar, Pacheco condiciona isenção do IR à situação fiscal
-
Economia
Prefeitura de Maceió anuncia o calendário de pagamento salarial para final do ano; confira