Alagoas

SEGURANÇA

Simpósio da PM debate segurança pública na Região Norte e Zona da Mata alagoana

Primeira edição do evento estimulou a criação de redes de colaboração para a promoção da segurança cidadã entre militares e representantes da sociedade civil

Por Redação com Agência Alagoas 19/06/2024 12h12
Simpósio da PM debate segurança pública na Região Norte e Zona da Mata alagoana

Palestras, debates e conexões entre os diferentes atores envolvidos na promoção da Segurança Pública. Foi com esses objetivos que a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) realizou, na terça-feira (18), o 1º Simpósio Regional de Segurança Pública da Região Norte e Zona da Mata alagoana.

O evento ocorreu no município de Maragogi, Litoral Norte alagoano, no auditório do Hotel Praia Dourada, às margens da rodovia AL 101 Norte. O evento foi aberto ao público, mas contou com a presença de militares que integram unidades operacionais que atuam na região: 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), 14º (BPM) e 8ª Companhia da Polícia Militar Independente (CPM/I).





A programação incluiu uma série de palestras. A tenente-coronel Danielli Assunção falou sobre “Prevenção à Violência Doméstica e de Gênero: Atuação da Patrulha Maria da Penha em Alagoas”. O tenente-coronel Silvio César apresentou o tema “Participação Cidadã na Segurança Pública: Você Sabe o seu Papel nesse contexto?”. A temática “Boas Práticas e Experiências Exitosas da Segurança Pública: Correlação com o Desenvolvimento do Turismo da Região Norte” foi abordada pelo major Aleandro Caitano.

O 1º Simpósio Regional de Segurança Cidadã da Região Norte e Zona da Mata Alagoana foi concebido como um mecanismo para estimular a criação de redes de colaboração entre os diferentes atores envolvidos na promoção da segurança cidadã, divulgar experiências exitosas de prevenção e, sobretudo, conscientizar a todos os envolvidos sobre o seu papel social na edificação da Paz Social.





Para o coronel Marlon Araújo, responsável pelo Comando de Policiamento da Região Norte e Zona da Mata (CPRN-ZM), a construção de comunidades seguras exige a conscientização de cada cidadão sobre o seu papel social nos desafios e oportunidades relacionados à segurança cidadã para promoção do bem-estar e qualidade de vida nas comunidades. “Esta é a essência do Simpósio, ampliar o entendimento dos participantes sobre assuntos específicos da Segurança Pública, mediados por técnicos, com linguagem clara e de forma dinâmica. Fortalecendo e integrando os atores da rede para cidadania ativa”, destacou o oficial superior.

O Comando da Região Norte responde pelo policiamento de 22 cidades e inclui o 2º BPM, sediado em União dos Palmares, o 6º BPM, com sede em Maragogi, e o 14º BPM, sediado em Joaquim Gomes, além da 8ª CPM/I com sede em São Luís do Quitunde.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu