Alagoas
Ações de conscientização sobre à violência contra a pessoa idosa mobilizam população em Palmeira dos Índios
Cronograma de atividades nos municípios faz parte da programação do Junho Violeta.
O município de Palmeira dos Índios, no Agreste Alagoano, foi contemplado com ações da campanha Junho Violeta, promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) na terça-feira (18). A iniciativa, que teve como foco a prevenção da violência contra pessoas idosas no transporte intermunicipal, contemplou duas atividades.
Pela manhã, uma blitz educativa foi realizada com permissionários e usuários do transporte intermunicipal em pontos de paradas de vans do município. A equipe da Secdef distribuiu material informativo sobre os tipos de violência contra pessoas idosas, seus direitos e os canais de denúncia. O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância do respeito e da inclusão social.
.jpg)
Durante à tarde, a atividade foi intergeracional. Crianças e adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nucas) e pessoas idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) e da comunidade se reuniram para uma roda de conversa sobre os desafios da escuta entre as gerações, os impactos da violência contra pessoas idosas e as estratégias para o fortalecimento de vínculos. O encontro foi um momento de troca de experiências e reflexões sobre a importância do diálogo e da construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Rafaela Seixas, superintendente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Secdef, ressaltou a importância das ações realizadas em Palmeira dos Índios no âmbito da campanha Junho Violeta. Segundo ela, a iniciativa contribui para o fortalecimento da campanha e mobiliza a sociedade no combate à violência contra pessoas idosas.
"A Secdef leva essas mobilizações até os municípios alagoanos que abraçam a campanha. Nosso objetivo é prevenir atos de violência contra pessoas idosas, seja no transporte intermunicipal ou dentro de suas casas", afirmou Seixas.
.jpg)
A superintendente também destacou a relevância da atividade intergeracional, que proporcionou um espaço para o diálogo entre diferentes gerações. "Esse momento é importante para trabalharmos as mudanças ao longo do tempo e destacarmos a importância da aprendizagem em cada fase da vida. As experiências vividas pelas pessoas idosas são um grande aprendizado para as novas gerações", completou.
As ações foram realizadas em parceria com a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Executiva Municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semudh), a Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) e a Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal).
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
CAMPANHA
Eleições 2026: ano se iniciará com polarização e incertezas
-
Economia
Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de Natal
-
Atenção, contribuintes
Última parcela do IPTU 2025 vence na segunda-feira (29); saiba como emitir as guias
-
Reajuste impacta benefícios sociais
Entenda o que muda com o novo salário mínimo de R$ 1.621 em 2026
-
Orgulho
Alagoanas seguem na seleção brasileira de ginástica rítmica em 2026



