Alagoas

Prazo para inscrição

Fies 2024 encerra nesta terça-feira (27)

Programa oferece 70 mil vagas e reserva especial para grupos prioritários.

Por Redação com Assessoria 26/08/2024 15h03
Fies 2024 encerra nesta terça-feira (27)
Foto: Agência Brasil

Estudantes interessados em participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2024 têm até esta terça-feira, 27 de agosto, para se inscrever. O programa é voltado para alunos matriculados em cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para esta edição, estão disponíveis 70 mil vagas, com previsão de outras 112 mil ao longo do ano. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo portal Fies Seleção, acessível pelo site Acesso Único. Caso seja o primeiro acesso, o candidato precisa criar uma conta no portal gov.br, utilizando o CPF e a senha para concluir a inscrição.

Os candidatos podem escolher até três opções de curso, em ordem de preferência. Para ser elegível, o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média aritmética nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos, nota superior a zero na redação, e não pode ter participado do Enem como "treineiro". A renda familiar mensal bruta per capita do candidato deve ser de até três salários mínimos.

O resultado da seleção será divulgado em 9 de setembro, com a complementação da inscrição dos pré-selecionados ocorrendo entre 10 e 12 de setembro. Após essa fase, o Ministério da Educação (MEC) pode realizar novas convocações através da lista de espera para preencher vagas remanescentes. As convocações via lista de espera ocorrerão de 16 de setembro a 29 de outubro, e os pré-selecionados terão até três dias úteis após a convocação para concluir a inscrição.

Inclusão e Transformação Social


Nesta edição, o Fies introduz uma reserva de vagas inédita para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Além disso, o Fies Social continua reservando 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O Fies Social, criado pela Resolução nº 58/2024, visa fortalecer o papel social do programa, atendendo estudantes de baixa renda e proporcionando melhores condições para o financiamento estudantil. "A intenção é cumprir um papel transformador na sociedade", afirmou o MEC.

O Que é o Fies?


O Fies é um programa do Governo Federal, instituído pela Lei nº 10.260, de 2001, com o objetivo de financiar cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. Desde 2018, o Fies oferece juros zero para candidatos de menor renda e uma escala de financiamento proporcional à renda familiar.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu