Alagoas
Cosems-AL reforça apoio em seminário sobre combate ao tabagismo
Diretoras destacam necessidade de políticas públicas mais eficazes para erradicar o fumo em Alagoas.
As diretoras do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Valdice Gomes e Gorete Santana, participaram do Seminário Alagoano de Combate ao Fumo, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) nesta quarta-feira (28). O evento, que reuniu especialistas e autoridades, abordou as estratégias para intensificar o combate ao tabagismo no estado.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência da nicotina, substância presente no tabaco, que é responsável por cerca de 8 milhões de mortes anuais no mundo.
Gorete Santana destacou a urgência de reforçar as estratégias de combate ao fumo, especialmente em áreas rurais. “Temos um grande número de fumantes, especialmente em áreas rurais, como em cidades onde a plantação de fumo ainda é prevalente, a exemplo de Arapiraca, entre outras”, afirmou.
Valdice Gomes, por sua vez, enfatizou a importância de políticas públicas de saúde que atuem nas Unidades Básicas, focando em ações de prevenção e sensibilização sobre os riscos do tabagismo. "É crucial conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro, cujas consequências, embora possam demorar a aparecer, são devastadoras, como câncer de pulmão, boca, faringe, entre outras morbidades", alertou Valdice. Ela também ressaltou a importância de práticas integrativas, como meditação e acupuntura, no controle do tabagismo e na prevenção de doenças.
O seminário é visto como um passo importante na luta contra o tabagismo, mas as diretoras do Cosems-AL concordam que ainda há muito a ser feito para erradicar o uso do tabaco em Alagoas.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
POLÍCIA
Avó e companheiro são presos suspeitos de queimar a boca do neto com ovo quente em Maceió
-
JUSTIÇA
Reforma trabalhista se aplica a contratos anteriores à lei, decide TST
-
Ciclos
-
CULTURA
Violinista Bruno Tenório faz show no Teatro de Arena
-
ACIDENTE NA SERRA DA BARRIGA
Sesau divulga número atualizado de vítimas socorridas em acidente