Alagoas
Sesau promove VI Simpósio Alagoano sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes
Evento ocorre na próxima terça-feira (3), no auditório João Sampaio, situado no Centro Universitário Cesmac, no bairro Farol, em Maceió.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoverá, na terça-feira (3) de setembro, o VI Simpósio Alagoano Sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. O evento, que acontecerá no auditório João Sampaio, situado no Centro Universitário Cesmac, no bairro Farol, em Maceió, é direcionado ao público geral, aos estudantes e profissionais de saúde dos 102 municípios alagoanos.
Durante o simpósio, serão esclarecidas dúvidas sobre o processo de doação de órgãos para transplantes e traçadas estratégias para potencializar a captação no Estado. O evento também vai estimular práticas ágeis e eficazes entre os profissionais de saúde e órgãos responsáveis pelo processo de captação de órgãos e transplantes.
A iniciativa integra a Campanha Setembro Verde, mês dedicado ao incentivo à doação de órgãos e tecidos. “Durante o simpósio estaremos esclarecendo dúvidas, demonstrando como funciona o processo de captação dos órgãos e as etapas de cada processo. Será um evento que marca, também, o início da Campanha Setembro Verde, mês de incentivo à doação de órgãos", frisou a coordenadora da Central de Transplante de Alagoas, Daniela Ramos.
Organizado pela Central de Transplante de Alagoas, o VI Simpósio Alagoano Sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes contará com a participação da coordenadora Nacional do Sistema Nacional de Transplantes, Patrícia Freire. "Ela trará para Alagoas uma visão nacional sobre a campanha e o incentivo à doação de órgãos e tecidos”, enfatizou a coordenadora da Central de Transplante de Alagoas.
Programação
Durante toda a terça-feira (3), o público presente irá participar de discussões sobre Doação e Captação de Órgãos, abordando assuntos como “O protagonismo na doação e transplantes de órgãos e tecidos no Brasil” e “Avanços e desafios no processo de doação de órgãos e transplantes no Estado de Alagoas”. Também será apresentado o “Modelo de busca ativa para potenciais doadores: Experiência da Organização de Procura de Órgãos em Alagoas” e o "Programa Alagoas Transplantes: O Hospital do Coração de Alagoas e suas equipes de Transplantes”.
Os participantes também acompanharão a mesa redonda “O que pode ser feito para aumentar o número de transplantes de córneas no Estado de Alagoas?”. Ainda durante o evento, haverá as palestras “Desmistificando os aspectos legais para autorização familiar na doação de órgãos e tecidos: Quem pode autorizar? Como acessar o poder Judiciário para autorização?”; “Critérios para diagnóstico de morte encefálica: O que nos fala a Resolução do Conselho Federal de Medicina”; “Manutenção do potencial doador para um melhor aproveitamento dos enxertos”; “A manutenção do receptor de órgãos em lista de espera para transplantes: HLA, CROSS”; “A comunicação de más notícias e entrevista familiar para doação” e “Como fomentar boas notícias no processo de doação”.
Setembro Verde
A Campanha Setembro Verde foi instituída a partir da Lei 15.463/2014, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, e tem o dia 27 de setembro como o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Em Alagoas, a Central de Transplantes funciona como unidade executiva das atividades do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) no Estado. No Brasil, a doação de órgãos só é efetuada mediante autorização familiar. Portanto, mesmo que alguém tenha expressado o desejo de ser doador em vida, a doação só ocorre se a família concordar.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
TRAGÉDIA
MP cobra informações sobre ônibus envolvido no capotamento em União
-
Fiscalização
IMA identifica irregularidades em granjas clandestinas do Agreste durante a FPI
-
Enem dos Concursos
CNU: notas de candidatos reintegrados estão disponíveis
-
Despejo irregular de esgoto
Polícia Civil indicia hotel em Maceió e funcionários por crime ambiental
-
Previsão do tempo
Semarh emite alerta para pancadas de chuvas e rajadas de vento em Alagoas