Alagoas
Comunidade do Trapiche da Barra arrecada 5 toneladas de plástico para reciclagem
O Plastitroque já está no calendário das comunidades do entorno da Braskem e promove educação ambiental com foco na economia circular.
A Escola Estadual Professor Tarcísio de Jesus, no Trapiche da Barra, recebeu a 3ª edição Plastitroque em 2024. O projeto da Braskem tem como um dos pilares a temática de Economia Circular, para promover educação ambiental nas comunidades do entorno das operações da empresa. Ao todo, foram arrecadadas aproximadamente 5 toneladas de resíduos plásticos com a mobilização da comunidade local.
Todo o resíduo coletado foi doado para a Cooperativa de Catadoras da Lagoa Mundaú (CoopMundaú), cooperativa que faz parte do Programa Ser+, iniciativa da Braskem que contribui para o desenvolvimento das cooperativas de reciclagem, da cadeia de reciclagem nacional e da promoção da inclusão socioeconômica dos catadores. O material coletado e doado à CoopMundaú significa um incremento de renda de cerca de R$ 5 mil para as cooperadas.
A comunidade escolar participa ativamente da ação que dura quatro dias entre a entrega do resíduo plástico, o pagamento com Plasticoins (moeda social do projeto) e a troca das moedas por kits (alimentação, higiene, escolar ou squeezes de água). Ao todo, foram entregues mais de 600 kits de alimentos, 350 kits de higiene, 301 kits escolares e 174 squeezes.
Recordista desta edição, Maria Aparecida, moradora do entorno da escola, já conhece o projeto e coleta, seleciona e guarda os resíduos plásticos em casa para trocar por plasticoins. Este ano, a moradora da comunidade levou mais de 170 kg de plástico, recebendo um total de 572 plasticoins. “Desde março que eu estou juntando os resíduos para vir ao Plastitroque trocar por kits. É uma ação ótima e aqui na comunidade nós já esperamos por ela”, disse Maria Aparecida.
Economia Circular
A aposta na educação das novas gerações, desenvolvendo desde cedo a noção de que é possível encontrar valor no que já não parecia ter utilidade, é outra frente importante para estimular a economia circular. Esse é o objetivo do Plastitroque, projeto iniciado há 5 anos em Alagoas e depois adotado nos demais estados onde a empresa tem atuação, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia.
“Nosso objetivo final é despertar nos alunos e na comunidade um novo olhar sobre os resíduos recicláveis, entendendo que o melhor caminho sempre será a coleta seletiva. E as comunidades já estão engajadas, separam com regularidade os seus resíduos, demonstrando que eles já percebem o valor por trás da coleta seletiva e da importância que têm as cooperativas no processo. Este processo educacional permite que políticas públicas de coleta seletiva possam ser implantadas nas comunidades”, destacou Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem em Alagoas.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
TRAGÉDIA
MP cobra informações sobre ônibus envolvido no capotamento em União
-
Fiscalização
IMA identifica irregularidades em granjas clandestinas do Agreste durante a FPI
-
Enem dos Concursos
CNU: notas de candidatos reintegrados estão disponíveis
-
Despejo irregular de esgoto
Polícia Civil indicia hotel em Maceió e funcionários por crime ambiental
-
Previsão do tempo
Semarh emite alerta para pancadas de chuvas e rajadas de vento em Alagoas