Geral
Adaptação Escolar traz desafios emocionais e estratégias para os primeiros dias
Como lidar com choradeira e inseguranças na volta às aulas, segundo especialistas
Em meio à volta às aulas, a adaptação das crianças à rotina escolar torna-se um momento crítico para pais, educadores e pequenos estudantes. Especialistas compartilham dicas valiosas para enfrentar as emoções intensas que marcam os primeiros dias de aula na educação infantil.
"Choradeira e insegurança. Esses são dois fatos comuns nos primeiros dias de aula, especialmente na educação infantil. E essa fase de adaptação do retorno à escola pode impactar não apenas as emoções dos alunos, mas também de pais e responsáveis e até dos educadores."
Para Dayse Campos, diretora da Escola Interpares, de Curitiba, o processo de adaptação é altamente individualizado e requer atenção cuidadosa. "Cada criança tem sua forma de se adaptar, de se expressar e reagir a novas situações. É papel dos adultos estarem atentos a isso."
Ela destaca a importância de considerar o ambiente das férias nos primeiros dias de aula, observando que as crianças que socializaram menos podem se retrair inicialmente. O uso excessivo de telas durante as férias e a mudança na rotina alimentar também são fatores a serem considerados.
Com o início do ano letivo, a escola busca criar ambientes acolhedores durante a adaptação. "Algumas crianças são naturalmente exploradoras, ansiosas por ambientes novos. Porém, nem sempre isso é sinal de adaptação resolvida", alerta Dayse.
A coordenadora pedagógica Caroline Brand destaca a importância de focar na segurança emocional e física da criança. "A leitura atenta dos sinais de cada criança é crucial para auxiliar o seu processo de adaptação."
Segundo Caroline, o momento da despedida entre a criança e os pais é considerado crítico, com a sugestão de uma despedida breve. "O preparo começa antes, com a mãe explicando ao filho sobre a ida à escola em um contexto tranquilo. A entrega da criança deve ser feita sem titubear."
Ela enfatiza que as particularidades e o tempo de resposta de cada criança e família devem ser respeitados. "O compromisso da escola deve ser garantir que cada pessoa envolvida - seja o aluno, o responsável ou o educador - se sinta confortável, apoiada e compreendida."
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Formação de alunos e alunas
Valorização do mérito estudantil marca entrega de tablets na Rede Municipal de Arapiraca
-
Ações da SpaceX
Elon Musk se torna o primeiro bilionário a ultrapassar US$ 600 bilhões
-
Solidariedade que salva vidas
Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue
-
Turmas do 9º ano da rede municipal
JHC prestigia formatura unificada do 9° ano e destaca investimentos históricos na educação
-
Procurando emprego?
Unidade móvel do Sine Alagoas vai até Palmeira dos Índios e Olho D'água das Flores esta semana



