Geral
Anvisa aumenta restrições ao Zolpidem
Nova norma exige prescrição específica para evitar uso abusivo do medicamento contra insônia.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (15/5), medidas mais rígidas para o controle do medicamento zolpidem, utilizado no tratamento da insônia. Agora, qualquer medicamento contendo zolpidem deverá ser prescrito por meio da Notificação de Receita B (azul), uma medida destinada a conter o uso irregular e abusivo da substância.
A Associação Brasileira do Sono (ABS) e a Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) têm alertado sobre os perigos do abuso do zolpidem, destacando os efeitos adversos e os riscos do uso sem supervisão médica. A nova resolução da Anvisa visa assegurar que o medicamento seja utilizado de forma adequada, com acompanhamento profissional para minimizar os riscos de efeitos colaterais.
"Nos últimos anos, a ABS tem se empenhado ativamente em combater o uso abusivo do zolpidem. Esta resolução da Anvisa reforça o controle sobre o uso do medicamento, priorizando sua prescrição correta em benefício dos pacientes", ressalta Luciano Drager, presidente da Associação Brasileira do Sono.
A insônia é um transtorno comum, tanto no Brasil quanto globalmente, e seu tratamento inclui medidas comportamentais, terapia psicológica e, quando necessário, o uso de medicação. O zolpidem é indicado para o tratamento da insônia inicial e de manutenção, mas seu uso inadequado pode levar à dependência, tolerância e efeitos adversos graves, especialmente quando associado ao consumo de álcool e outros sedativos.
Com essa nova regulamentação, a Anvisa busca garantir que o zolpidem seja utilizado de maneira responsável e segura, protegendo a saúde pública e evitando danos decorrentes do seu uso indevido.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Formação de alunos e alunas
Valorização do mérito estudantil marca entrega de tablets na Rede Municipal de Arapiraca
-
Ações da SpaceX
Elon Musk se torna o primeiro bilionário a ultrapassar US$ 600 bilhões
-
Solidariedade que salva vidas
Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue
-
Turmas do 9º ano da rede municipal
JHC prestigia formatura unificada do 9° ano e destaca investimentos históricos na educação
-
Procurando emprego?
Unidade móvel do Sine Alagoas vai até Palmeira dos Índios e Olho D'água das Flores esta semana



