Geral
Cooperação naval internacional para apoio ao RS
Brasil e EUA realizam transferência aérea de donativos em operação inédita.
Na próxima segunda-feira (27), a Marinha do Brasil (MB) conduzirá uma operação inédita em apoio à população do Rio Grande do Sul (RS). Sob a coordenação da MB, ocorrerá a transferência de donativos entre o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) "Atlântico" e o navio USNS Jonh Lenthall, parte da Força-Tarefa liderada pelo Porta-Aviões Nuclear George Washington. Essa operação é essencial para a logística da Operação Taquari II, acelerando a entrega de ajuda humanitária às vítimas das enchentes.
Carregado no Porto do Rio de Janeiro com donativos armazenados pela MB, o navio norte-americano se dirigirá ao litoral do RS para encontrar o NAM "Atlântico" e realizar a transferência de carga por helicópteros, ampliando a capacidade logística e a interoperabilidade entre as marinhas.
A operação de reabastecimento vertical (VERTREP) será realizada como parte da Operação "Southern Seas – 2024", utilizando helicópteros brasileiros e norte-americanos. Após receber a carga, o NAM "Atlântico" atracará em Rio Grande (RS) para distribuir os materiais.
Diante da calamidade no RS, a Marinha dos EUA se ofereceu para cooperar, fortalecendo os laços entre as marinhas e celebrando 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.
Apoio que Vem do Mar
As águas que devastaram também trazem esperança. A MB já mobilizou dez navios no RS, transportando cerca de 400 toneladas de donativos, 130 mil litros de água potável, além de viaturas, aeronaves, embarcações e suprimentos. Também enviou um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, 11 helicópteros, 50 embarcações, 70 viaturas e instalou um Hospital de Campanha em Guaíba, além de atuar na reconstrução de escolas e desobstrução de vias.
Desde 30 de abril, militares da Marinha no RS resgatam pessoas e animais e distribuem itens de subsistência, demonstrando o compromisso contínuo com a população afetada.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Polícia Civil investiga incêndio em residência de Marechal Deodoro com morte e tentativa de feminicídio
-
Limpeza urbana
Em parceria com a comunidade, Alurb realiza mutirão de limpeza na Praia de Ipioca
-
Novos desdobramentos
Agenda de banqueiro cita ministros do STF e amplia alcance político de investigação
-
Segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até sexta-feira a 95,3 milhões de brasileiros
-
Enfermeiro foi vítima
Policial militar é preso suspeito de homicídio em motel de Arapiraca



