Geral
Quase 94% da população recebeu pelo menos uma dose
Estudo revela avanços e desafios da imunização contra a Covid-19 no país.
Os dados recentemente divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trazem uma análise detalhada sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil até o primeiro trimestre de 2023. Com um alcance significativo, cerca de 188,3 milhões de pessoas com 5 anos ou mais de idade receberam pelo menos uma dose da vacina, representando uma cobertura de 93,9% nessa faixa etária.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: Covid-19, essa proporção reflete um esforço amplo de imunização, iniciado em janeiro de 2021, priorizando inicialmente os idosos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos.
"É um avanço considerável, demonstrando o compromisso e a adesão da população à vacinação", ressalta Rosa Dória, analista do IBGE.
A análise por região revela que a maior proporção de vacinados encontra-se no Sudeste, com 95,9%, seguido pelo Nordeste (94%), Sul (93,1%), Centro-Oeste (91%) e Norte (88,2%). Entretanto, apesar dos avanços, ainda há desafios, especialmente nas áreas rurais, onde a cobertura vacinal atingiu 92,3%.
No que diz respeito ao esquema vacinal completo, 84,3% das pessoas de 5 a 17 anos receberam pelo menos duas doses até o primeiro trimestre de 2023, sendo que 50,5% completaram o esquema primário com duas doses. Já entre os adultos, o esquema vacinal com alguma dose de reforço foi adotado por 76,9%, sendo que 42,4% já tinham recebido quatro ou mais doses.
"O Ministério da Saúde considerava duas doses como o mínimo para eficácia, porém, a adesão aos esquemas de reforço tem sido significativa, especialmente entre os adultos mais vulneráveis", explica Dória.
Apesar dos avanços, 11,2 milhões de pessoas declararam não ter recebido nenhuma dose da vacina até o primeiro trimestre de 2023. Entre os motivos citados para essa escolha, destacam-se "esquecimento ou falta de tempo" (29,2%) e "não confiar na vacina" (25,5%).
Além disso, o estudo revela que cerca de 55 milhões de pessoas já tiveram Covid-19 confirmada por teste ou diagnóstico médico até o primeiro trimestre de 2023, representando 27,4% da população com 5 anos ou mais de idade. Dessas, 89,7% apresentaram sintomas e 4,2% precisaram de internação.
Entre os desafios futuros, está o acompanhamento dos casos de Covid-19 prolongada, com 23% das pessoas relatando sintomas persistentes após 30 dias, incluindo fadiga, perda de olfato e paladar, dores no corpo e dificuldades cognitivas.
A análise do IBGE fornece um panorama abrangente da situação da vacinação no Brasil, destacando tanto os progressos alcançados quanto os desafios que ainda precisam ser enfrentados para garantir a saúde e segurança de toda a população.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Polícia Civil investiga incêndio em residência de Marechal Deodoro com morte e tentativa de feminicídio
-
Limpeza urbana
Em parceria com a comunidade, Alurb realiza mutirão de limpeza na Praia de Ipioca
-
Novos desdobramentos
Agenda de banqueiro cita ministros do STF e amplia alcance político de investigação
-
Segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até sexta-feira a 95,3 milhões de brasileiros
-
Enfermeiro foi vítima
Policial militar é preso suspeito de homicídio em motel de Arapiraca



