Geral

Energia

Brasil e EUA Firmam Parceria Climática Histórica

Acordo visa transição para energia limpa e combate às mudanças climáticas.

Por Redação com Agência Brasil 26/07/2024 15h03
Brasil e EUA Firmam Parceria Climática Histórica
Foto: Diogo Zacarias / MF

Nesta sexta-feira (26), os governos do Brasil e dos Estados Unidos anunciaram uma parceria inédita para enfrentar as mudanças climáticas e promover a transição para uma economia de energia limpa. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, no Rio de Janeiro.

Fernando Haddad destacou a importância da cooperação entre os dois países. "Brasil e Estados Unidos compartilham do valor de aplicar com empenho esforços cada vez mais consistentes no sentido de promover a transição energética, em várias áreas de atuação", disse.

Ele também ressaltou o impacto diplomático da parceria. “No contexto atual de grandes tensões geopolíticas, é um passo essencial para dar o exemplo da construção de um mundo melhor de forma cooperativa”, afirmou Haddad.

A parceria se concentra em áreas como finanças sustentáveis, energia limpa e reforma de organismos multilaterais. “Nosso interesse também é envolver o setor privado dos dois países para que, junto com as agências governamentais, possamos estimular o investimento em uma matriz mais limpa e em uma transição sustentável, que tenha foco também nas questões sociais”, acrescentou o ministro.

Janet Yellen mencionou a tragédia recente no Rio Grande do Sul como exemplo da urgência das ações climáticas. “Foi uma das muitas recentes tragédias que revelam a grande ameaça das mudanças climáticas e a perda da natureza e da biodiversidade”, disse Yellen. Ela elogiou a liderança do Brasil no tema durante a presidência do G20 e destacou a importância dos “profundos laços” entre os dois países para enfrentar os desafios globais.

O documento da parceria, divulgado pelo Ministério da Fazenda e pelo Departamento do Tesouro Americano, estabelece quatro pilares de atuação: cadeias de produção de energia limpa, mercados de carbono de alta integridade, finanças da natureza e da biodiversidade e fundos climáticos multilaterais. O texto ressalta a posição do Brasil como uma das maiores economias com mais de 90% da geração elétrica livre de carbono, e como um exemplo de como mercados emergentes podem contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.

Principais Ações da Parceria


Cadeias de Produção de Energia Limpa: Mobilização de investimento privado para diversificar cadeias de produção globais e financiar tecnologias de energia renovável.

Mercados de Carbono de Alta Integridade: Desenvolvimento de mercados de carbono íntegros para financiar tecnologias essenciais para a transição climática.

Finanças da Natureza e da Biodiversidade: Mobilização de financiamento para conservar e restaurar a natureza, incluindo recursos de bancos multilaterais de desenvolvimento.

Fundos Climáticos Multilaterais: Facilitação do acesso a recursos de fundos climáticos para mercados emergentes e economias em desenvolvimento, especialmente os países mais vulneráveis.

Essa parceria representa um passo significativo na cooperação internacional para enfrentar um dos maiores desafios globais da atualidade.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu