Notícias
Lira deve colocar em votação projeto que limita ICMS sobre energia
Presidente da Câmara dos Deputados quer se reunir com líderes partidários para costurar aprovação na próxima semana
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pretende colocar em votação na próxima terça-feira, 24, projeto que limita a 17% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para tarifas de energia, combustíveis, telecomunicações e transportes. Em alguns Estados, a alíquota de energia passa de 30%, como no Rio de Janeiro.
“Esse não é um debate político ou ideológico. É um debate de país. Vou conclamar todos os Poderes para refletirmos sobre a realidade emergencial do mundo de hoje, que afeta o povo e exige ações institucionais com visão de nação”, disse Lira, em seu perfil no Twitter.
Lira pretende se reunir na residência oficial na terça-feira pela manhã, antes da análise da propositura em plenário, para costurar a votação do projeto. De acordo com ele, os três Poderes precisam se unir para diminuir os impactos inflacionários que assolam diversos países no mundo.
Apesar de a proposta ter sido apresentada em 2022, os deputados votaram e aprovaram regime de tramitação de urgência para o projeto. Ou seja, ele pode ir a plenário a qualquer momento.
No ano passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a cobrança de alíquota de ICMS superior a 17% sobre operações de fornecimento de energia elétrica e serviços de telecomunicações é inconstitucional.
No entanto, o imposto ainda representa, em médica, 21% do valor das contas de luz, de acordo com números divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica em audiência pública na semana passada.
Caso seja aprovado na Câmara, o projeto segue para o Senado Federal. Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também se pronunciou na quinta-feira 19 sobre o assunto. “Comprometi-me a levar aos líderes o tema que pode contribuir para a redução do impacto dos tributos estaduais sobre o preço dos combustíveis”, disse.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
Operação cumpre mais de 50 mandados em Alagoas
-
Megaoperação
Operação da Polícia Civil prende 32 pessoas em Maceió e no interior
-
Alerta
Estudo revela alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
-
Economia
Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até sábado
-
Caos no trânsito
Incêndio em ônibus interdita trecho da Avenida Fernandes Lima