Notícias

REIVINDICAÇÃO TRABALHISTA

Funcionários do Consulado do Brasil em Lisboa anunciam greve

Paralisação foi marcada entre 28 de setembro e 7 de outubro e busca aumento salarial

Por Redação com sites* 26/09/2022 12h12 - Atualizado em 26/09/2022 13h01
Funcionários do Consulado do Brasil em Lisboa anunciam greve

Funcionários do setor administrativo do Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, a capital de Portugal, anunciaram uma paralisação que pode coincidir com o primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil, em 2 de outubro.

O movimento preocupa porque pode impactar a organização das eleições e os atendimentos à comunidade brasileira que reside no país. Dados oficiais do governo português apontam que 252 mil brasileiros vivem em território luso.

Segundo o Itamaraty, o Consulado-Geral de Lisboa concentra o maior colégio eleitoral do Brasil no exterior. Nas eleições deste ano, estão aptos a votar 45.273 eleitores brasileiros que residem em Portugal, um aumento de quase 114% em relação à eleição anterior, de 2018.

Os funcionários do setor administrativo decidiram, em assembleia realizada nesta segunda-feira (19), que a paralisação ocorrerá entre 28 de setembro e 7 de outubro. O pré-aviso de greve já foi enviado ao Itamaraty e ao Ministério de Negócios Estrangeiros, de Portugal.

Os trabalhadores reivindicam, sobretudo, aumentos salariais que não passam por reajustes a pelo menos 15 anos.

Outro lado


Por meio de nota encaminhada à imprensa, o Consulado-Geral do Brasil em Portugal afirmou que a greve não afetará a realização das eleições.

“Em Lisboa haverá 58 urnas, e já foram convocados pelo Tribunal Superior Eleitoral 232 mesários. O número de auxiliares administrativos contratados localmente pelo consulado que encaminharam o aviso prévio de greve é de 25”, afirmou o órgão.

*InfoMoney

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu