Notícias

ELEIÇÕES

Eleições municipais desafiam PT nas principais capitais nordestinas

Partido deve apoiar MDB em algumas cidades do Nordeste

Por Redação com Correio Braziliense 22/01/2024 09h09
Eleições municipais desafiam PT nas principais capitais nordestinas

A região que, proporcionalmente, deu mais votos a Luiz Inácio Lula da Silva nas últimas eleições presidenciais, o Nordeste é, paradoxalmente, um problema para o PT na disputa municipal. Sem ter elegido nenhum prefeito de capital de estado quatro anos atrás, o partido do presidente Lula não encontrou, na região, muita abertura para aproveitar seu principal cabo eleitoral. O PT ainda não tem nenhum candidato competitivo para apresentar ao eleitorado das capitais nordestinas nas próximas eleições.

Na maioria dessas cidades, o PT deverá se aliar a partidos que, hoje, estão na base do governo Lula. O apoio se dará mesmo naqueles estados que deram um caminhão de votos para o atual presidente, em 2022, como a Bahia, governada pela legenda há 17 anos.

O PSB, mais forte aliado do lulismo no campo progressista, tenta o apoio do presidente da República para reconduzir João Campos à prefeitura de Recife, e eleger o deputado estadual Duarte Junior, em São Luiz. O MDB, por sua vez, quer ter Lula como cabo eleitoral nas disputas majoritárias de Salvador e de Maceió.

O PT, por enquanto, estuda lançar candidatura própria em Fortaleza, João Pessoa, Natal, Teresina e Aracaju, mas apenas nas capitais do Ceará e do Piauí os pré-candidatos da legenda largaram com boas intenções de voto. Na viagem que fez ao Nordeste, na semana passada, o presidente Lula fez questão de elogiar a gestão do governador do Ceará, Elmano Freitas, que deve ser um dos principais cabos eleitorais do atual presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, que deixou o PDT de Ciro Gomes para se filiar ao PT com o objetivo de disputar a prefeitura da capital.

O PT também deve apoiar um candidato do MDB em Alagoas. A disputa, lá, tem uma característica diferente, por envolver dois caciques da política nacional - o senador Renan Calheiros (MDB) e o deputado Arthur Lira (PP). O apoio de Lula é apontado pelo grupo de Calheiros como estratégico para evitar que o atual prefeito, João Henrique Caldas (conhecido como JHC), do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, se reeleja com o apoio de Lira.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu