Notícias

CHUVAS

Minas Gerais confirma mais uma morte em decorrência das fortes chuvas; 63 cidades decretam emergência

Mais de 13,6 mil pessoas já foram afetadas pelos temporais no estado, que enfrenta enchentes, deslizamentos e bloqueios de estradas

Por Redação 16/01/2025 09h09
Minas Gerais confirma mais uma morte em decorrência das fortes chuvas; 63 cidades decretam emergência

A Defesa Civil de Minas Gerais confirmou, nesta quarta-feira (15), a morte de uma idosa em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado desde a semana passada. O corpo da vítima foi encontrado na última segunda-feira (13), preso a uma cerca nas margens de um córrego no município de Serro, no Vale do Jequitinhonha, a cerca de 300 km de Belo Horizonte.

De acordo com a prefeitura de Serro, a idosa teria sido arrastada pela correnteza ao tentar atravessar o córrego durante um temporal. O município enfrenta graves danos ambientais e estruturais, com deslizamentos de terra, estradas bloqueadas e pontes destruídas. Em nota, a prefeitura informou que a situação ultrapassou a capacidade de resposta do Poder Público, levando ao decreto de situação de emergência.

570 pessoas estão ilhadas em Serro

Os temporais já afetaram mais de 13,6 mil pessoas em Serro, sendo que 570 moradores estão ilhados em comunidades isoladas. Pelo menos 16 famílias precisaram deixar suas casas, e diversas residências foram interditadas por risco de desabamento.

Além de Serro, 63 cidades mineiras já decretaram situação de emergência ou calamidade pública desde o início do atual período chuvoso, que começou em setembro do ano passado.

Minas Gerais registra 26 mortes por chuvas desde setembro

Com a confirmação da nova vítima, sobe para 26 o número de mortes causadas pelas chuvas em Minas Gerais nos últimos meses.

Os temporais já desalojaram ao menos 3.270 pessoas, que buscaram abrigo temporário em casas de parentes ou amigos. Outras 354 pessoas tiveram que ser alojadas em abrigos públicos, hotéis e entidades assistenciais por não terem para onde ir.

A Defesa Civil segue monitorando as regiões mais afetadas e alerta para o risco de novos deslizamentos e enchentes nas próximas semanas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu