Notícias
Governo divulga corte do Bolsa Família para beneficiários eleitos no ano passado
As Secretarias Nacionais de Renda de Cidadania e Assistência Social divulgaram recentemente as orientações para lidar com situações envolvendo famílias que fazem parte ou não dos programas Bolsa Família e Auxílio Gás dos Brasileiros, e que tenham algum membro eleito nas eleições de 2024. A decisão foi oficializada nesta sexta-feira (17) e publicada no Diário Oficial da União.
Essa medida tem como principal objetivo garantir que as normas e leis em vigor sejam seguidas, incluindo a Lei nº 14.600/2023, que trata de benefícios e assistência social, bem como portarias específicas relacionadas a esses programas. A ideia é assegurar que haja compatibilidade entre a concessão dos benefícios sociais e a participação de membros de famílias beneficiárias ou cadastradas em contextos políticos e eleitorais.
Com a implementação dessa norma, a partir de janeiro de 2025, as famílias que possuem integrantes eleitos não poderão mais receber os benefícios dos programas Bolsa Família e Auxílio Gás dos Brasileiros enquanto durar o mandato do eleito. Isso significa que, caso um membro da família seja eleito para um cargo público, todos os benefícios sociais recebidos pela família serão suspensos. Além disso, as famílias que estão cadastradas no Cadastro Único, mas não recebem atualmente os benefícios, também não poderão ingressar nesses programas durante o período em que o membro eleito estiver no mandato.
Essas novas regras estão em conformidade com as diretrizes estabelecidas nas portarias MDS nº 897/2023 e MC nº 764/2022, que detalham as normas para a gestão e concessão de benefícios sociais e de assistência. O intuito dessas medidas é reforçar a integridade dos programas sociais, evitando que haja qualquer tipo de conflito de interesse entre o recebimento de benefícios e a atuação política de membros dessas famílias.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Construção polêmica
Supremo questiona construção de muro na Cracolândia, em São Paulo
-
Alagoas
Servidores da Educação podem participar de curso gratuito sobre relações étnico-raciais e quilombolas da Ufal
-
Suspeito tem 18 anos
Preso em Minas Gerais suspeito de matar jovem recém-casado no bairro Jacintinho
-
Financiamento Estudantil
Fies: veja prazo, requisitos e informações importantes para conquistar uma vaga
-
Entenda para que serve
Polícia Científica coleta DNA de reeducandos no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano