Notícias
Irã promete reação “dura e lamentável” a qualquer ataque, diz presidente Pezeshkian
Declaração de Masoud Pezeshkian ocorre após alerta de Donald Trump sobre possível nova ofensiva dos EUA
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou nesta terça-feira (30) que o país responderá de forma severa a qualquer agressão externa. A declaração foi feita um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levantar a possibilidade de um novo ataque caso Teerã retome programas ligados a mísseis balísticos ou armas nucleares.
“A resposta da República Islâmica do Irã a qualquer agressão tirânica será dura e lamentável”, escreveu Pezeshkian em publicação na rede social X, em tom de advertência à comunidade internacional.
Na segunda-feira (29), Trump declarou a jornalistas que os Estados Unidos poderiam apoiar uma nova ofensiva se identificassem avanços iranianos na reconstrução de programas militares sensíveis. Segundo ele, há indícios de que o Irã esteja desenvolvendo atividades em locais diferentes daqueles atingidos anteriormente. “Tenho lido que eles estão construindo armas e outras coisas. Se estiverem, não estão usando os locais que destruímos, mas possivelmente outros”, afirmou.
Em junho, forças americanas atacaram três das principais instalações nucleares iranianas. À época, Trump afirmou que os bombardeios haviam “obliterado” os alvos. No entanto, uma avaliação posterior do próprio governo dos EUA indicou que apenas uma das unidades — a instalação de Fordow — sofreu danos significativos.
Diante da escalada retórica, a Rússia se manifestou nesta terça-feira pedindo moderação e defendendo o fim do aumento das tensões. Moscou alertou para os riscos de um agravamento do conflito e reforçou a necessidade de soluções diplomáticas para evitar novos confrontos no Oriente Médio.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Desenvolvimento
Guilherme Lopes acompanha obras da Ponte Penedo–Neópolis, a maior existente ou em obras no estado
-
Dados do Batalhão de Polícia Ambiental
Casos de animais silvestres em cativeiro caem quase pela metade em Alagoas em 2025
-
preveem 15 mil demissões
Correios anunciam fechamento de mil agências e plano para cortar R$ 5 bilhões em despesas
-
Confessou o crime e alegou ciúmes
Autor de homicídio tinha antecedentes por estupro e estava foragido após romper tornozeleira
-
Operação Aurora Benedicti
Operação cumpre mandados e prende suspeito por tráfico em Maceió e Marechal Deodoro



