Turismo

Cultura

Mostra "Olhos Livres" na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes apresenta seis filmes inéditos com abordagens inventivas

Por Redação com Assessoria 27/12/2023 15h03
Mostra 'Olhos Livres' na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes apresenta seis filmes inéditos com abordagens inventivas
Foto: Léo Lara / Universo Produção

Tiradentes, 27 de dezembro de 2023 - A 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, programada para acontecer de 19 a 27 de janeiro de 2024, revelou a seleção da Mostra Olhos Livres, um espaço dedicado a abordagens estéticas inovadoras e criativas desenvolvidas por realizadores já reconhecidos em festivais. Composta por seis longas-metragens, todos inéditos no país, a seleção concorrerá ao Troféu Carlos Reichenbach e será avaliada pelo Júri Jovem, composto por estudantes.

A curadoria, coordenada por Francis Vogner dos Reis e composta por Tatiana Carvalho Costa e Juliano Gomes, com assistência de Rubens Anzolin, escolheu filmes que exploram possibilidades lúdicas e criativas da linguagem cinematográfica.

Os filmes que compõem a Mostra Olhos Livres 2024 são: “Terror Mandelão” (SP), de Felipe Larozza e GG Albuquerque; “A Câmara” (DF), de Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão; “Foram os Sussurros que me Mataram” (PR), de Arthur Tuoto; “SOAP” (RJ/SP), de Tamar Guimarães; “Aquele que Viu o Abismo” (SP), de Gregorio Gananian e Negro Léo; e “Seu Cavalcanti” (PE), de Leonardo Lacca. Todos concorrem ao Troféu Carlos Reichenbach.

Juliano Gomes, estreante na equipe de curadoria da Mostra, destacou a diversidade dos filmes selecionados, seguindo o conceito da seção como uma homenagem ao cineasta Carlos Reichenbach e seus ideais de "olhos livres". A proposta é proporcionar ao público uma experiência com filmes de estilos distintos que formem "um conjunto de possibilidades de invenção que não se dão por repetição de procedimentos, e sim pela percepção de que não existe uma fórmula única de expressão do mundo", conforme o curador.

Entre os destaques, "Aquele que Viu o Abismo" retrata um sujeito paranoico diante de uma "escassez da civilização ingênua", enquanto "Foram os Sussurros que me Mataram" é uma fábula política contemporânea protagonizada por Mel Lisboa, explorando visões premonitórias e situações de confinamento. "Seu Cavalcanti" é uma docuficção que registra o avô do diretor de mais de 90 anos em busca de reconquistar independência e prestígio.

O Júri Jovem convidado para avaliar os filmes é composto por estudantes de diferentes áreas e instituições, garantindo uma visão diversificada.

O evento, que acontecerá na cidade histórica de Tiradentes, oferece uma programação gratuita e busca reafirmar sua história e marcos diante do contexto de retomada do audiovisual no Brasil. A Mostra Olhos Livres em 2024 destaca-se como uma parte pulsante e viva da programação, apresentando uma fornada de títulos inéditos que prometem estimular o público com técnicas, abordagens e tons variados.

Confira a lista completa dos filmes da Mostra Olhos Livres em 2024:


“A Câmara” (DF), de Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão
“Aquele que Viu o Abismo” (SP), de Gregorio Gananian e Negro Léo
“Foram os Sussurros que me Mataram” (PR), de Arthur Tuoto
“Seu Cavalcanti” (PE), de Leonardo Lacca
“SOAP” (RJ/SP), de Tamar Guimarães
“Terror Mandelão” (SP), de Felipe Larozza e GG Albuquerque

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu