Alagoas

Literatura e Educação

Aluna do Colégio Tiradentes vence o maior concurso de literatura infantil do Brasil

Roberta Jamily é estudante do 8º ano e venceu o Prêmio Espantaxim

Por Redação 01/07/2022 08h08
Aluna do Colégio Tiradentes vence o maior concurso de literatura infantil do Brasil
Roberta Jamilly - Foto: Thiago Atapide e Cortesia/Ascom Seduc

Roberta Jamilly Oliveira, estudante do 8º ano do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas (CPM) – Unidade Maceió, venceu o maior concurso de literatura infantil do Brasil, o Prêmio Espantaxim. O evento acontece a cada dois anos e, este ano, teve como tema “As quatro estações do ano”. Roberta Jamilly ganhou na categoria de redação com um texto sobre a primavera. Em sua sexta edição, o Concurso Nacional de Literatura Infantil contou com mais de três mil textos de alunos de 76 escolas de 15 estados brasileiros.

Despertar precoce

Feliz pelo resultado, Roberta conta que seu amor pelos livros foi semeado desde cedo. “Desde quando aprendi a ler criei esse hábito. Gosto muito de ler, independente de qual seja o livro. Nessa idade, também comecei a escrever contos”, recorda. Para escrever a redação, a estudante ressalta que optou pelo tema pelo qual tinha mais afinidade. 

“Eu escolhi a minha estação do ano preferida, que é a primavera e, no texto, coloquei tudo aquilo que eu conhecia e admirava sobre essa estação”, explica.

Muito dedicada aos estudos, a adolescente é aspirante a oficial, tendo a maior média do Colégio Tiradentes Maceió. Ainda assim, ela conta que ficou muito apreensiva pelo resultado do concurso. 

“Já sabia que o resultado sairia esse mês de junho, então, todos os dias eu entrava no site até que eu vi que venci o concurso literário. Eu fiquei muito feliz, porque é um prêmio nacional disputado entre vários estados brasileiros, envolvendo escolas públicas e particulares”, comemora.

Referência


A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, parabeniza a jovem pela sua conquista. “A educação em Alagoas vive um novo momento, onde os programas como Professor Mentor, Cartão Escola 10, Avança Grêmio e tantos outros buscam incentivar o protagonismo juvenil, uma vez que temos muitos talentos em nossa rede. Vê-los se sobressaindo em competições de alcance nacional como o Prêmio Espantaxim é motivo de muita alegria e satisfação para nós. Sinal de que todo este trabalho tem dado certo. Que o exemplo da Roberta motive mais alunos a se inscreverem em prêmios como este”, fala Roseane.

*Com Assessoria

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu