Notícias
Renan chama de farsa suposta negociação do governo envolvendo PL da Dosimetria
Senador diz que articulação envolveria redução de penas do 8 de janeiro e aumento de impostos
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) acusou o governo federal de conduzir uma negociação política nos bastidores do Congresso envolvendo o Projeto de Lei da Dosimetria. A denúncia foi feita nesta quarta-feira (17), durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Renan classificou a suposta articulação como uma “farsa”.
Segundo o parlamentar, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), teria sinalizado apoio ao projeto que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro como moeda de troca para obter o apoio da oposição a uma proposta que eleva a tributação sobre bets e fintechs.
Acusação foi feita durante sessão da CCJ
A declaração ocorreu no momento em que a CCJ analisava o texto do projeto. Renan afirmou que a negociação envolveria a liberação política do governo para avançar o PL da Dosimetria, em troca da viabilização de outra pauta de interesse do Executivo ainda no mesmo dia. “Eu não vou participar aqui de farsa nenhuma para possibilitar a votação dessa matéria para que o governo aprecie outra matéria logo mais à tarde”, declarou o senador, em tom crítico, mesmo sendo aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Projeto da Dosimetria é de autoria do próprio Renan
O projeto citado na denúncia é de autoria do próprio Renan Calheiros. De acordo com o senador, a proposta tem como objetivo compensar a perda de arrecadação provocada pela ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Apesar disso, Renan afirmou que não aceita que o texto seja usado como instrumento de barganha política para destravar outras matérias de interesse do governo no Congresso.
Governo ainda não respondeu
Até o momento, Jaques Wagner não se manifestou publicamente sobre a acusação feita pelo senador. O episódio expõe tensões dentro da base governista e ocorre em meio às discussões sobre aumento de impostos e ajustes fiscais defendidos pelo Executivo. A sessão da CCJ seguiu com o debate do projeto, enquanto a denúncia de Renan repercutiu entre parlamentares da comissão.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
De 17 a 19 de dezembro
Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026
-
Atenção, consumidor
Procon Maceió divulga pesquisa de preços dos itens da ceia natalina
-
Em 7 meses
Programa Olhar da Gente já realizou mais de 4 mil cirurgias de catarata no Hospital da Cidade
-
Política
Renan chama de farsa suposta negociação do governo envolvendo PL da Dosimetria
-
Cultura e lazer
Natal em Arapiraca: programação valoriza expressões artísticas da terra com atrações para toda família



