Alagoas

Operação

Capitania dos Portos de Alagoas inicia operação “Navegue Seguro” 2025/2026

As fiscalizações são intensificadas em marinas, rampas públicas, iates clubes e áreas com maior concentração de embarcações

Por Assessoria 18/12/2025 08h08
Capitania dos Portos de Alagoas inicia operação “Navegue Seguro” 2025/2026

A Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) realiza, no período de 17 de dezembro de 2025 a 11 de março de 2026, a Operação “Navegue Seguro”, que ocorre durante a alta temporada, quando há maior movimentação de embarcações nos mares, rios e lagos do Estado de Alagoas.

A ação tem como objetivo reforçar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações, por meio da intensificação das Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário e de campanhas educativas voltadas a condutores, tripulantes e passageiros.

Durante a operação, a CPAL verificará a habilitação dos condutores, a regularidade da documentação das embarcações e a existência e adequação dos equipamentos obrigatórios de salvatagem, como coletes salva-vidas, boias e extintores de incêndio. Também serão empregados etilômetros para verificação de possível consumo de álcool por condutores de embarcações. O excesso de passageiros, um dos principais fatores de risco de acidentes náuticos, será outro foco prioritário das fiscalizações.

A campanha busca conscientizar a comunidade marítima sobre a importância da atuação conjunta entre usuários das vias navegáveis e a Capitania dos Portos. As ações incluem palestras educativas, visitas a marinas, clubes náuticos e colônias de pescadores, reforçando práticas seguras e responsáveis na navegação.

A prevenção da poluição hídrica também é um dos pilares da Operação “Navegue Seguro”. A CPAL incentivará boas práticas ambientais, como o descarte correto de resíduos e o combate ao lixo no mar, reafirmando o compromisso da Marinha do Brasil (MB) com a preservação dos ecossistemas aquáticos. Na edição anterior da operação, os resultados evidenciaram a eficácia das ações desenvolvidas: foram 10.664 embarcações inspecionadas, 43 embarcações apreendidas e
340 notificações emitidas. Esses números demonstram o comprometimento da MB em garantir a segurança marítima em Alagoas.
As ações da Operação “Navegue Seguro” contam com a atuação integrada dos militares da CPAL e da Agência Fluvial de Penedo, abrangendo todo o litoral alagoano, Complexo Lagunar e Baixo São Francisco.

Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente.
www.marinha.mil.br. A Marinha recomenda a utilização do aplicativo NAVSEG, que permite registrar um Plano de Navegação (rota, destino, horário de retorno e número de pessoas a bordo). Com uma atuação permanente ao longo do ano, a CPAL reafirma seu compromisso com a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica causada por embarcação, colaborando para um turismo náutico seguro, responsável e sustentável.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu