Alagoas
Fortes chuvas afetam abastecimento de água em municípios da Região Metropolitana de Maceió
Mananciais seguem em monitoramento devido ao alto nível dos rios e à alteração da qualidade da água bruta captada para tratamento
Devido às fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana de Maceió, o abastecimento de água em alguns municípios ficou comprometido.
Além do alto nível dos rios, a alteração da cor e tubidez da água bruta captada nos mananciais e a falta de energia são os principais fatores que ocasionaram paralisações emergenciais em unidades produtoras, principalmente em Atalaia, Marechal Deodoro, Murici, Pilar, Rio Largo e Satuba.
Diante da situação emergencial, a BRK intensificou o plantão das equipes operacionais, que trabalham 24 horas por dia nas diversas ocorrências, e segue com o monitoramento constante dos mananciais, que entraram em estado de atenção.
Em algumas regiões de municípios atingidos por alagamentos e enchentes, as equipes enfrentam dificuldades para o acesso às unidades.
Para saber informações atualizadas sobre o abastecimento dos municípios, a população pode entrar em contato pelo 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia todos os dias da semana.
Entenda como as chuvas afetam o abastecimento de água aqui
Confira abaixo as informações sobre cada município:
Atalaia
A Estação de Tratamento de Água (ETA) Jenipapeiro e as Captações de Água Bruta Santo Antônio 1 e 2, São Sebastião e Sapucaia foram paralisadas devido ao transbordamento do Rio Paraíba do Meio. Além disso, estruturas ficaram submersas e diversos poços pararam de funcionar por falta de energia.
Marechal Deodoro
As condições climáticas também impactaram na operação do sistema produtor de Marechal Deodoro. O Reservatório do Broma e a Captação Bica da Pedra seguem paralisados, enquanto a Captação Volta D'Água opera com vazão reduzida devido à alteração da água bruta.
Murici
A ETA Cansanção, responsável pelo tratamento da água distribuída em Murici foi paralisada temporariamente devido ao aumento da concentração de partículas sólidas, sedimentos e outros materiais na água do rio. A unidade faz parte do sistema produtor operado pela Casal.
Pilar
De acordo com informações repassadas pela Casal, responsável pelo sistema produtor de Pilar, as fortes chuvas ocasionaram o rompimento de uma adutora da Captação de Água Bruta do município, que foi paralisada.
Rio Largo
A Captação Mata do Rolo foi paralisada temporariamente devido à alteração da água bruta. O sistema voltou a operar nesse sábado (2) e está em recuperação. Já a ETA Jarbas Oiticica opera com vazão reduzida para assegurar a qualidade da água distribuída na região. Ambas as unidades são operadas pela Casal.
Satuba
A ETA Satuba também foi paralisada por falta de energia elétrica.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Novo mandato
JHC e Rodrigo Cunha tomam posse para mandato 2025-2028 em Maceió
-
Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira
Empresa é contratada para reconstruir ponte entre Maranhão e Tocantins em até um ano
-
Avanços no transplante e conscientização
Mais de 470%: Alagoas registra aumento histórico de doações de órgãos em 2024
-
Projeções econômicas
Abaixo da média global, Brasil deve crescer 2,01% em 2025, estima Banco Central
-
Orçamento 2025
Lula sanciona LDO com travas para emendas e vetos a aumento do fundo partidário