Alagoas

ALERTA

Nível do rio Jacuípe e das lagoas preocupa

Equipamentos de monitoramento foram destruídos pela águas das chuvas

Por Redação 03/07/2022 19h07
Nível do rio Jacuípe e das lagoas preocupa

Neste domingo (03) de muitos danos causados pelas chuvas, o rio Paraíba saiu do alerta e a preocupação agora é com o Vale do Mundaú e com as lagoas. A informação é de Vinícius Pinho, coordenador da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Em Marechal Deodoro, o nível da lagoa está mais alto que o registrado nas enchentes de 2010. Em Coqueiro Seco falta menos de meio metro para atingir as casas. O rio Jacuípe continua elevado, cerca de 2 metros acima do nível de transbordo.

“A nossa grande preocupação, neste momento, são o rio Jacuípe e as lagoas. Os rios Paraíba e Mundaú já estão descendo. A previsão é mais chuvas, com menos intensidade, mas, a essa altura, com o solo já encharcado, qualquer volume é preocupante”, pontuou Pinho.

Hoje, durante reunião com membros do Gabinete de Crise de Alagoas foi discutida a perda de todos os equipamentos das estações de monitoramento do Mundaú e alguns do Paraíba, destruídos pelas chuvas, e a aquisição de mais botes para o Corpo de Bombeiros chegar às localidades alagadas.
"Os militares estão atuando fortemente nos municípios de Murici, Rio Largo, Jacuípe, Coité do Noia e Ibateguara, sendo que novas equipes estavam em deslocamento para Marechal Deodoro, onde também há um grande número de pessoas ilhadas", informou o comandante do CB, coronel Jacques Wolbeck.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu