Alagoas
TRE encaminha ao TSE pedidos de tropas federais para Satuba e Pilar
Cidades são conhecidas pelos intensos embates políticos e “por campanhas eleitorais marcadas por ameaças e intimidações
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de reforço das tropas federais para os municípios de Pilar e Satuba (8ª Zona Eleitoral). A solicitação inicial dos militares foi feita pelo juiz eleitoral Luciano Andrade de Souza e, posteriormente, aprovada à unanimidade pelo Pleno do Regional alagoano. Os desembargadores não deferiram o pedido para o município de Chã Preta (28ª Zona).
No requerimento para o envio de tropas federais para os municípios que integram a 8ª Zona Eleitoral – Pilar e Satuba –, o magistrado destaca que as cidades são conhecidas pelos intensos embates políticos e “por campanhas eleitorais marcadas por ameaças, intimidações, provocações, discussões acaloradas e intensa troca de ofensas”.
Seguindo o trâmite regular, o TRE consultou o governo de Alagoas acerca das condições que o Estado dispõe para promover o necessário reforço policial nos dois municípios. Em ambos os casos, a Secretaria de Estado da Segurança Pública encaminhou ao Tribunal manifestação da Polícia Militar no sentido de necessidade de mobilização de tropas federais, com o objetivo de reforçar o efetivo.
O desembargador Otávio Leão Praxedes, presidente do TRE/AL, ressaltou que “a medida objetiva prevenir a prática de infrações de ordem penal eleitoral, algo que, comumente, mesmo a despeito de inúmeras operações de enfrentamento deflagradas pelo Juízo Eleitoral local, tem-se registrados nos dois municípios”.
O pedido de tropas federais para o município de Chã Preta foi indeferido pelo Tribunal alagoano diante da garantia, por parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que não há necessidade de reforço no efetivo.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Polícia está investigando
Troca de tiros termina com um morto e feridos no Centro de Maceió
-
No Pilar
Tia descobre que pai estuprou menina no interior de Alagoas e polícia é acionada
-
Após término de mandato como presidente
PT defende nomeação de Arthur Lira para ministério para fortalecer agenda do Governo
-
Começa na segunda (13)
Pré-matrícula online oferta 10 mil vagas para novos alunos da rede pública de Maceió
-
Primeira rodada
Futebol: Campeonato Alagoano 2025 começa neste final de semana