Alagoas
TCE/AL participa de apresentação do projeto “Sede de Aprender” para Gestores e Secretários de Educação
O trabalho de conscientização de gestores também incluo visitas de fiscalização nas escolar dos municípios
Incentivado o projeto “Sede de Aprender: Água potável nas escolas”, o Tribunal de Contas de Alagoas, representado pelo presidente em exercício, Conselheiro Fernando Toledo, participou, na manhã desta segunda-feira (29), na Casa da Indústria, da apresentação do programa para Gestores Municipais, Secretários de Educação e membros de órgãos da infraestrutura do Estado. O TCE/AL foi o primeiro Tribunal do Brasil a aderir e apoiar a causa, que tem como finalidade constatar a distribuição de água potável nas escolas municipais.
O projeto faz parte de uma parceria formalizada entre o TCE/AL, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL).
“O Tribunal de Contas entrou como parceiro desse projeto pois acredita na causa e quer estar presente na fiscalização desse recurso que é básico e tão importante. Esse evento de hoje mostra que o tema ‘sede de aprender’ não traz um conhecimento somente sobre o abastecimento de água, mas de como essa água é utilizada e qual o destino que ela tem”, destaca o presidente em exercício do TCE/AL, Conselheiro Fernando Toledo.
Além de conscientizar os gestores, também estão sendo realizadas visitas de fiscalização nos municípios, segundo o MPAL já foram visitadas mais de 80 escolas. “De acordo com o censo 2021, ainda temos mais de 120 escolas aqui no estado sem água potável. Estamos aqui para conversar diretamente com os gestores, mostrar um caminho para a solução disso e entender porque ainda temos essas escolas nessa situação”, explica o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Defesa da Educação, Lucas Sachsida.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Polícia está investigando
Troca de tiros termina com um morto e feridos no Centro de Maceió
-
No Pilar
Tia descobre que pai estuprou menina no interior de Alagoas e polícia é acionada
-
Após término de mandato como presidente
PT defende nomeação de Arthur Lira para ministério para fortalecer agenda do Governo
-
Começa na segunda (13)
Pré-matrícula online oferta 10 mil vagas para novos alunos da rede pública de Maceió
-
Primeira rodada
Futebol: Campeonato Alagoano 2025 começa neste final de semana