Alagoas

TECNOLOGIA

Google e Serviço Geológico do Brasil lançam sistema de previsão de enchentes baseado em Machine Learning

Parceria entre as duas instituições permite a chegada do Sistema de Alertas de Inundações ao País, com informações detalhadas sobre inundações ribeirinhas; em Alagoas, os alertas abrangem a bacia do Rio Mundaú

Por Redação 30/11/2022 11h11
Google e Serviço Geológico do Brasil lançam sistema de previsão de enchentes baseado em Machine Learning

Em Florianópolis, o chefe do Departamento de Hidrologia do Serviço Geológico do Brasil, Frederico Peixinho, acompanha hoje o anúncio da parceria. Foto: Núcleo de Comunicação SGB

A chegada do Sistema de Alerta de Inundações baseado em Inteligência Artificial e Machine Learning, ao Brasil, foi anunciada nesta semana pelo Google e pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME).

O Sistema de Alertas de Inundações combina conjuntos de dados como níveis de água dos rios, indicadores meteorológicos e imagens de satélite, o poder computacional e a experiência em aprendizado de máquina para desenvolver sistemas automatizados de previsão e alerta de inundações em escala global.

A tecnologia do Google em parceria com o SGB-CPRM chega em momento propício. Isso porque nos últimos anos o Brasil tem sofrido ainda mais com as enchentes, que costumam acontecer de maneira grave entre os meses de dezembro e janeiro. O sistema de previsão de enchentes pode ajudar governos locais, entidades e a população a se prevenir contra desastres naturais.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu