Alagoas

POLÍCIA

PF combate crimes ambientais e lavagem de dinheiro em AL

Operação Grana Stone contou com a participação de 16 policiais federais

Por Redação 16/12/2022 09h09 - Atualizado em 16/12/2022 13h01
PF combate crimes ambientais e lavagem de dinheiro em AL

Com o objetivo de reprimir crimes ambientais e de lavagem de dinheiro, a Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (16), a Operação Grana Stone. As investigações apuram as condutas de usurpação de bem da União, extração irregular de minério (granito) e lavagem de dinheiro.

Os quatro mandados de busca e apreensão foram representados pela Polícia Federal em Alagoas e expedidos pela 8ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Arapiraca/AL, com os objetivos de colher provas, apreender instrumentos utilizados na prática de crimes e identificar envolvidos na prática delitiva e foram cumpridos na capital alagoana.

O delegado Stephano Carvalho Cabral Tiengo, responsável pelas investigações, informou que o dano ambiental da atividade é devastador. "É difícil mensurar o impacto ambiental causado por essas extrações, mas sabemos que é enorme. Em muitos casos, são utilizados explosivos para essa extração", disse.



BASTISMO - O nome da Operação Grana Stone se deve ao fato de que um dos crimes é de extração ilegal de pedra granito (mineral assim denominado por conter em sua superfície pequenos pontos assemelhados a grãos). Assim, Grana vem do latim e é o plural de grão, além de coloquialmente significar dinheiro, enquanto Stone significa pedra em inglês.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu