Alagoas
Repetiu o ano? Saiba como encarar o problema e recuperar o desempenho escolar
Reprovar não é algo bacana, mas se ocorreu, é preciso analisar os motivos que levaram a isso e estabelecer metas para recuperar notas
O fim de ano chegou. Enquanto uma parte dos estudantes já curte as merecidas férias, outros ainda estão em recuperação, e há aqueles que já receberam o comunicado de que repetiram o ano. O que fazer quando isso ocorre? Como encarar da melhor forma, analisar o que houve e seguir em frente em busca de melhores resultados?
Quem repete de ano sempre acha que os pais, professores e amigos estão por aí criticando e o citando como exemplo negativo. Saiba que cursar novamente uma série não é vergonha alguma, apesar de ser, claro, uma situação desconfortável para o aluno e para os pais que ficam chateados.
“A reprovação vem a ser o conjunto de consequências geradas após um ano letivo. Pensar na reprovação não é somente pensar na nota não atingida pelo aluno, mas sim nos problemas enfrentados por aquele aluno e se questionar: será que aquele aluno não aprendeu significativamente o conteúdo? Será que ele não teve problemas emocionais que o machucaram e o fizeram não compreender os processos educacionais?”, questiona Matheus Luamm Santos Formiga Bispo, professor de Pedagogia da Faculdade São Luís de França (FSLF).
Cursar novamente a mesma série, por mais duro que seja, às vezes é a melhor saída. Afinal, o estudante tem a chance de rever conteúdos, tirar dúvidas e chegar na série seguinte mais seguro e completo.
“É preciso uma força tarefa formada pelo aluno, escola e a família, para auxiliar o estudante neste processo. O aluno precisa refletir que o que ele perdeu, precisa ser recuperado daqui para frente. É preciso pensar nos conteúdos que demandam mais atenção, bem como as disciplinas que precisam de maior atenção, criar uma rotina de estudos e um organograma para que essa vida de estudos possa render, resultado assim, em melhores notas”, indica o professor.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
Gaspar mira em filho de Lula em CPMI e quer aprofundar investigação
-
Economia
Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a Braskem
-
Combate à criminalidade
Polícia apreende mais de 50 quilos de drogas após ação em Arapiraca
-
ORDENAMENTO
Projeto “Poste Limpo” avança em Maceió e remove fiação obsoleta de grandes avenidas
-
Área próxima à Praça Dois Leões
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado



