Alagoas
II Expoeja expõe produtos com materiais recicláveis produzidos por alunos do EJA no Pilar
Os alunos da Escola Municipal Profª Jacy da Costa Ayres contam com o apoio do Programa A União Faz a Vida (PUFV), da Sicredi Expansão
Nesta quarta-feira, 21, das 19h às 21h, acontecerá a II Expoeja na Praça Floriano Peixoto, no município de Pilar, em Alagoas. No evento serão vendidos produtos feitos com materiais recicláveis e produzidos por alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas da cidade. A mostra faz parte da ação Pequenos Gestos, Grandes Impactos, que também foi executada durante a atuação do Programa A União Faz a Vida (PUFV) – principal iniciativa de responsabilidade social da Sicredi Expansão e que foi realizada na Escola Municipal Profª Jacy da Costa Ayres, participante da Expoeja deste ano.
Segundo o professor Cícero José dos Santos, 30 estudantes da instituição estarão presentes no evento e, ao todo, serão cerca de 600 alunos do EJA. “A Expoeja é uma feira de desenvolvimento sustentável. Os alunos estudam sobre esse tema, sobre coleta seletiva, conscientização da população e vão produzindo materiais, durante as aulas, como artesanato feito de materiais recicláveis. Eles transformam aquilo que iria para o lixo de forma desordenada”, explica.
Durante o evento, no estande dos alunos da Escola Municipal Profª Jacy da Costa Ayres, em parceria com a Sicredi Expansão, ainda serão realizadas doações de plantas e de livros e serão expostos dois livros criados pelos alunos durante o ano letivo. As produções foram intituladas de “O Homem Dengoso” e “O Lendário Supriano”.
“A Expoeja para nós é a culminância do projeto ‘Pequenos Gestos, Grandes Impactos’, que é um subprojeto do A União Faz a Vida. Durante um semestre, tivemos reuniões mensais com os alunos para dar andamento às atividades e no dia 20, na Expoeja, iremos celebrar a construção desses conhecimentos”, ressalta.
Há mais de 25 anos, o Sicredi realiza o PUFV em todo o país com a colaboração de escolas e municípios parceiros. O programa já alcançou mais de três milhões de crianças e adolescentes, de 2,6 mil escolas, em mais de 475 cidades de 12 estados brasileiros.
Ao explicar sobre a importância do PUFV, Pâmella Tenório, Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Expansão, destaca que o programa agrega o 5º e o 7º princípios do cooperativismo, que são “Educação, formação e informação” e “Interesse pela comunidade”.
“Esse é um programa educacional para tornar a criança, o jovem e o adolescente um cidadão cooperativo. O objetivo é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, contribuindo para a educação integral dessas pessoas em todo o país. No PUFV, os alunos são os protagonistas do processo de aprendizagem e contam com o apoio dos educadores, pais e da comunidade”, frisa Pâmella.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Veja orientações
Dengue: avanço do sorotipo DENV-3 preocupa autoridades e exige atenção redobrada
-
Desafios à equipe
Trotes: Samu Alagoas recebeu mais de 55 mil ligações indevidas em 2024
-
Estupro de vulnerável
Homem com vasta ficha criminal é preso em casa acusado de estupro em Piaçabuçu
-
Ocorrências da PM
Policiais apreendem armas e drogas durante ocorrências no Agreste e Sertão de Alagoas
-
Nordeste
Pernambuco declara situação de emergência em 117 municípios devido à estiagem prolongada