Alagoas
Mãe-tartaruga enfrenta equipamentos pesados para construir ninho
Na Praia da Jatiúca, estão sendo realizadas as obras de contenção por causa da erosão causada pela força da maré
Era para estar tudo perfeito para a mamãe-tartaruga fazer seu ninho na praia onde ela mesmo nasceu. Mas no local, equipamentos gigantescos ocupavam a areia "reservada" para o nascimento de seus filhinhos. Estão sendo realizadas obras de contenção do mar na orla de Jatiúca. Nada disso intimidou a corajosa mamãe, que com as próprias nadadeiras abriu caminho e construiu seu ninho ali mesmo debaixo do monstrengo de aço.
Afina de contas, a época era boa e a areia estava na temperatura ideal. Nada poderia atrapalhar sua grande e solitária jornada. Somente as fêmeas vão até à praia.
O fato aconteceu na noite desta quinta-feira (29), o Instituto Biota registrou a desova da espécie tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata). De acordo com o Biota, essa mamãe-tartaruga foi registrada pela primeira vez em janeiro de 2016, quando recebeu uma anilha de marcação individual.
"Desde então, essa foi a sexta vez que ela voltou para deixar seus ovos, sempre na praia da Jatiúca. Por motivos óbvios, o ninho precisou ser transferido para outro local onde fique mais protegido até o nascimento dos filhotes", informou os agentes de preservação ambiental.
As tartarugas-marinhas têm um comportamento característico de voltarem para desovar na mesma região em que nasceram. "Que praia as tartaruguinhas que nasceram na orla de Maceió encontrarão nos próximos anos?", indagaram os ambientalistas.
As obras de contenção definitiva do mar estão sendo executadas na orla da capital. Serão cinco trechos que passarão pela recuperação, mas, inicialmente, os trabalhos estão sendo executados no trecho da orla da Jatiúca, que fica próximo à entrada da Avenida Antônio Gomes de Barros. Esse ponto é considerado o mais crítico da erosão causada pela força da maré na localidade.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
POLÍTICA
Pesquisa aponta MDB, PP e PL com possíveis bancadas eleitas em 2026
-
Segurança
Operação policial contra grupos criminosos termina com 32 presos em Maceió e no interior
-
IPTU 2025
Veja como emitir guia do IPTU em Maceió com desconto de 15%
-
Economia
Alagoas alcança novo marco na abertura de empresas e investe na qualificação profissional
-
Reforço do monitoramento
Anatel exige envio mensal de relatórios sobre chamadas suspeitas de spoofing