Alagoas
Coruripe garante suplementação alimentar a pacientes crônicos e doenças raras
A suplementação varia de paciente para paciente, mas em geral tem prescrição com o hiper protéico nutren sênior e leite especial para crianças infatini
Duas irmãs de 2 e 3 anos de idade e com a síndrome de Tay-sachs estão entre as quase 80 pessoas que recebem suplementação alimentar oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe. As meninas sofrem de uma doença rara e hereditária que está, aos poucos, destruindo suas células nervosas do cérebro e medula espinhal. Para manutenção nutricional das duas, a Saúde fornece o Aptamil Pro Expert.
Para outros pacientes com câncer e traqueostomizados, por exemplo, a suplementação alimentar é vida, e isso tem sido garantido pelo prefeito Marcelo Beltrão mesmo com a iniciativa não tendo previsão obrigatória no Sistema Único de Saúde (SUS).
A suplementação varia de paciente para paciente, mas em geral tem prescrição com o hiper protéico nutren sênior e leite especial para crianças infratini.
"Recebemos e damos suporte por meio da suplementação de dezenas de pacientes com as mais variadas patologias que, por um motivo ou por outro, não conseguem se alimentar. O paciente oncológico, por exemplo, que já está com traqueostomia e para sobreviver e aguentar uma quimioterapia, necessita do suplemento nutricional", explicou a coordenadora de Nutrição da Saúde de Coruripe, Maria Risoneide Vasconcelos.
Para Pedro Madeiro, secretário de Saúde de Coruripe, o setor de Nutrição do Município tem prestado relevante serviço à comunidade, garantindo o direito à suplementação alimentar a pacientes que têm dificuldade de deglutir naturalmente.
"Cuidar das pessoas como elas devem ser cuidadas é orientação do nosso prefeito Marcelo Beltrão. Por isso, recebemos pacientes encaminhados de saúde aqui de Coruripe e até de Maceió para que possamos ajudá-los", destacou Madeiro.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Economia
Sedics amplia ações e consolida agenda econômica em Alagoas ao longo de 2025
-
Novos sons e significados
Coral Canto da Gente leva acolhimento e humanização ao Hospital da Cidade, em Maceió
-
Identificou irregularidades
Procon fiscaliza comércios após denúncias de consumidores em Maceió
-
Socorrido pelo Samu
Acidente entre moto e caminhão deixa jovem ferido em Porto de Pedras
-
Incentivo
Governo de Alagoas lança prêmio de R$ 1 milhão para blocos do Carnaval 2026



