Alagoas
Saiba onde deixar seu pet durante o carnaval
Largar um animal de estimação sozinho por vários dias pode ser considerado abandono, alerta a médica veterinária Carla Castelo
Viajar e deixar seu pet em um lugar seguro é sempre um dilema enfrentado pelos apaixonados por animais que precisam viajar e não podem levá-los junto. Mas é preciso planejamento para conseguir um local de confiança para hospedar os bichinhos de estimação, ou o risco de ficar sem vaga é grande. Por isso, é imprescindível fazer uma pesquisa e estudar onde os pets receberão o carinho e todos os cuidados necessários enquanto o dono estiver fora.
A administradora Ericka Cristina relata que sofre com esse problema quando vai viajar. Ela sabe que deixar o animal sozinho em casa por um período prolongado é uma opção perigosa. "A casa de um amigo ou parente pode ser mais barato, mas o ambiente e o tutor temporário podem não estar preparados para receber o animal. Isso desperta muitas dúvidas. Afinal, nem sempre posso levá-la comigo quando viajo. Então quanto tempo no máximo posso deixar minha Celina sozinha em casa?", disse a dona de uma cadela da raça Chow Chow.
Carla Castelo, médica veterinária da Pink Show, explica que para quem vai viajar e não sabe onde deixá-los de forma segura, os hotéis ou creches são os locais mais indicados. "Cães, gatos, hamsters, porquinhos-da-índia, pássaros, entre outros bichos, precisam ser supervisionados diariamente, pois precisam de troca de água, de alimento e da higienização do local. No caso de peixes criados em aquários, pode-se oferecer alimentos especiais para períodos de ausência de até 15 dias, já existentes no mercado pet", explicou.
"Deixar seu pet sozinho nunca será a melhor opção, além de ser considerado abandono. Ele ficará triste, depressivo e sentirá a falta do seu dono", completa a especialista.
Em Maceió, há várias opções disponíveis de hospedagem para seu pet. Os preços encontrados variam entre 50 a 150 reais, a diária, e podem incluir alguns benefícios como lanches e passeios. Mas alguns locais ainda oferecem adestramento, banho e tosa e até mesmo assistência veterinária, fator que pode fazer toda a diferença na hora de uma emergência.
Em geral, o tutor do animal tem que levar a ração com o hóspede. Além disso, os animais tem que estar com a vermífugo, antiparasita e carteira de vacinação em dias, e carimbados por um veterinário, para prevenir os pets de doenças.
A maioria dos estabelecimentos, como por exemplo o Tia Carmita Pet Hotel, não possui baias para separação dos bichinhos e adota o regime de matilha, então é necessário que o animal seja de fácil sociabilidade.
Já o Santa Amélia Pet Hotel impõe algumas restrições importantes, como não hospedar fêmeas durante o cio e além disso, não permitir cães com latidos excessivos, nem agressivos ou saltadores.
A hospedagem para gatos ainda é uma opção pouco disponível em Maceió. A Totolândia Spa Pet é um dos poucos serviços na capital alagoana que oferece este serviço em suas acomodações. Com uma estrutura planejada com dormitórios, redes, caixas com arranhadura, bolinhas, chocalhos e brinquedos. Um ambiente adaptado para o conforto do bichano.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Absurdo
Torcedor é brutalmente agredido e estuprado durante confronto entre torcidas organizadas no Recife
-
Maceió avança com maior programa de contenção de encostas da história
-
AVANÇO
Prefeitura de Maceió planta 35 mil mudas de árvores em quatro anos
-
Tensão
CRB empata com o Murici e define classificação na última rodada do Alagoano
-
Se deu mal
Assaltante que atirou contra policial civil em Maceió morre em confronto com a polícia