Alagoas
MPF dá 120 dias para agências da Caixa disponibilizarem intérprete de libras
Recomendação visa garantir acessibilidade a pessoas surdas em quatro unidades do município
O Ministério Público Federal expediu recomendação à Caixa Econômica Federal no município de Arapiraca, em Alagoas, para que implante a Central de Interpretação de Libras nas agências Asa Gigante, Arapiraca, Bosque das Arapiracas e Capital do Agreste, no prazo máximo de 120 dias, a fim de garantir a inclusão e acessibilidade das pessoas surdas aos serviços prestados pela instituição financeira.
De autoria do procurador da República Bruno Lamenha, a recomendação foi expedida no âmbito do inquérito civil nº 1.11.001.000383/2021-18, instaurado para apurar a não disponibilização de intérprete de Libras nas agências da Caixa Econômica Federal localizadas em Arapiraca (AL).
Assim, após constatação de que as agências não dispõem de meios adequados para a comunicação e integração com o público surdo, o MPF busca por meio da recomendação que a Caixa em Arapiraca adote as providências necessárias para integrar plenamente eventual solução utilizada pela Caixa em outras unidades ao atendimento das quatro agências de Arapiraca.
Orienta-se, ainda, que a Caixa disponibilize todas as ferramentas indispensáveis à plena operacionalidade e a disponibilidade imediata, quando solicitado, da possível solução que já exista, devendo ser considerada inclusive, se necessárias, medidas de contratação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, ainda que por contratação temporária, ou então celebração de parcerias entre órgãos públicos ou entidades sem fins lucrativos.
As agências bancárias devem dar ampla publicidade em diferentes pontos das agências bancárias acessados pelo público em geral, sobre a disponibilidade e as formas de solicitar o acesso à solução de acessibilidade adotada pelas agências, a fim de garantir plena acessibilidade às pessoas surdas quanto aos serviços prestados pela instituição financeira.
O MPF concedeu o prazo de 10 dias, a contar do recebimento, para que os destinatários manifestem-se quanto ao atendimento da recomendação, indicando as medidas que tenham sido ou que serão adotadas.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tristeza
Adolescente de 13 anos é assassinada na parte alta de Maceió; jovem de 17 anos fica ferido
-
Encontro
Cabo Bebeto convoca cidadãos para ato "Fora Lula" em Maceió
-
GRAVE ACIDENTE
Tragédia na estrada: colisão entre D20 e caminhão deixa três pessoas mortas em AL
-
Ação policial
Homem é preso com 13 kg de maconha e balanças de precisão em Maceió
-
estratégias
O purgatório de Alcolumbre: bastidores de um novo grande acordo político