Alagoas
MP/AL quer uso de urnas eletrônicas nas eleições para conselheiros tutelares
O Ministério Público do Estado de Alagoas fará tratativas com os municípios alagoanos para que as prefeituras assumam o compromisso de utilização de urnas eletrônicas durante o processo de escolha dos novos conselheiros tutelares. O assunto foi discutido, na manhã desta segunda-feira (27), pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, junto ao Fórum Estadual Associado dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares de Alagoas. A eleição será realizada em outubro próximo e vai eleger 116 colegiados nos 102 municípios.
“De antemão, já podemos assumir o compromisso de reforçar a conversa com a Associação dos Municípios Alagoanos, que foi iniciada na semana passada pelo promotor de Justiça Cláudio Malta, para destacarmos a importância desse processo eleitoral ser realizado de forma 100% eletrônica. Isso permitirá mais agilidade na apuração em razão da eficiência e da segurança dos equipamentos. Portanto, voltaremos a estabelecer, sim, esse diálogo junto aos gestores no sentindo de sensibilizá-los a viabilizar a votação por meio das urnas”, garantiu Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.
E para que isso aconteça, as prefeituras precisarão arcar com os custos de alimentação dos equipamentos e a logística para que as máquinas cheguem até cada cidade. “Além disso, os municípios terão também que disponibilizar pessoas para trabalhar no pleito e custear a alimentação delas. Acreditamos que essas despesas se justifiquem em razão da causa maior, que é termos uma eleição transparente e célere. Se isso ocorrer, Alagoas será o segundo estado do Nordeste a ter uma eleição totalmente eletrônica. Atualmente, só o estado do Ceará realiza o pleito dessa forma, o que o tornou exemplo para a região”, explicou Jailda Morais, presidente do Fórum Estadual Associado dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares de Alagoas.
No encontro, que contou ainda com as presenças do promotor de Justiça Edelzito Andrade e do vice-presidente da entidade, Arquimedes Washington Ferreira, ficou acordado que uma nova reunião será realizada, dentro dos próximos dias, reunindo, além do MPAL, o Poder Judiciário e a AMA.
O pleito que elegerá os novos 580 conselheiros tutelares de Alagoas será realizado no dia 1 de outubro deste ano, de maneira unificada, em todo o Brasil.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
Gaspar mira em filho de Lula em CPMI e quer aprofundar investigação
-
Economia
Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a Braskem
-
Combate à criminalidade
Polícia apreende mais de 50 quilos de drogas após ação em Arapiraca
-
ORDENAMENTO
Projeto “Poste Limpo” avança em Maceió e remove fiação obsoleta de grandes avenidas
-
Área próxima à Praça Dois Leões
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado



