Alagoas
Instituições unem forças para proteger complexo Mundaú-Manguaba
Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado de Alagoas promovem oficinas temáticas para implementar plano de ações para o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (Celmm). O objetivo é coletar contribuições e encaminhar propostas e soluções para os seguintes eixos temáticos: saneamento ambiental, controle da poluição industrial, proteção e conservação dos recursos hídricos e naturais, ordenamento territorial urbano, controle de erosão e poluição rural, fortalecimento institucional e fortalecimento socioeconômico.
Os primeiros encontros ocorreram sob a coordenação dos procuradores da República Juliana Câmara e Lucas Horta, e dos promotores de Justiça Alberto Fonseca e Lavínia Fragoso. Durante as oficinas foram escolhidos os coordenadores de cada oficina temática e as primeiras linhas de ações foram delimitadas.
Após reiterados aparecimentos de peixes mortos e o sumiço do sururu na Lagoa Mundaú, o MPF instaurou um inquérito civil para apurar as causas da degradação do complexo estuarino e implementar um plano de ação para garantir a integridade ecológica do ecossistema. Durante a instrução do procedimento administrativo, foi constatado que um Plano de Ações e Gestão Integrada já havia sido elaborado em 2006 pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), mas não havia sido implementado.
O fórum permanente As-Lagoas: em Defesa do Celmm visa a implantação de medidas concretas para recuperar os recursos hídricos, seu entorno e toda a biodiversidade envolvida. Estão previstas ao menos mais duas reuniões para o mês de abril, uma delas com os coordenadores das oficinas temáticas, a fim de unificar metodologias de trabalho e planejar a interface entre os diversos grupos de trabalho.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
OPLIT
Drones flagram o comércio de drogas na orla de Maceió
-
Até 31 de março
Prorrogado prazo para renovação das permissões do transporte escolar em Maceió
-
Ligação clandestina
Parque aquático em Satuba é flagrado em fiscalização furtando energia elétrica
-
Edital da Secult
Alagoas vai apoiar blocos carnavalescos com investimento de R$ 625 mil; veja como participar
-
Para alinhar procedimentos
Segurança Pública e Ministério Público discutem abordagens policiais à população em situação de rua