Alagoas
Pessoa com Transtorno do Espectro Autista ganham carteira de identificação
Informações contidas na carteira identificam a pessoa com deficiência e possibilitam contatá-la, bem como a seus representantes legais
![Pessoa com Transtorno do Espectro Autista ganham carteira de identificação](http://img.dhost.cloud/42E2AzJf1cKywATfSsUFg2mv84Q=/840x520/smart/revistaturismoenegocios.nyc3.digitaloceanspaces.com/uploads/imagens/governo-lanca-carteira-de-identificacao-para-pessoa-com-transtorno-do-espectro-autista-nesta-segunda-3.jpg)
O governador Paulo Dantas e a secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Aline Rodrigues, lançam, na próxima segunda-feira (03), a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A solenidade acontecerá no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, às 10h.
O documento garante o pronto atendimento, prioridade e atenção integral no acesso aos serviços das iniciativas pública e privada, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. As informações contidas na carteira identificam a pessoa com deficiência e possibilitam contatá-la, bem como a seus representantes legais, caso necessário, o que proporciona segurança, autonomia e inclusão aos beneficiários.
![](http://alagoas.al.gov.br/imagens/conteudos/ace520238a4de8aee4be85439b840e13//WhatsApp%20Image%202023-03-30%20at%2016.49.24%20(1).jpeg)
Taciana Nunes é mãe do Theo, um menino de 11 anos de idade com autismo de nível de suporte 2. Ela espera que as situações de descaso e preconceito das quais o filho é vítima deixem de acontecer com o uso da carteira.
“A emissão da Ciptea é fundamental para que meu Theo e todas as pessoas com autismo tenham acesso a espaços, serviços e políticas públicas. O autismo não tem cara; é uma deficiência não visível. Por isso é muito comum que as pessoas exijam laudos ou, em casos extremos, se neguem a conceder preferência no atendimento aos autistas”, relata.
A secretária Aline Rodrigues destaca que a carteira é um compromisso firmado pelo governador Paulo Dantas com a população e que agora está sendo cumprido. “Já existem leis que instituem a Ciptea nos âmbitos federal e estadual. O Governo de Alagoas regulamentou a emissão da carteira por meio de decreto. E somos nós, da Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, que vamos emitir, em parceria com os municípios”, explica a gestora.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Atenção!
Meteorologista alerta sobre chuvas intensas em Alagoas nos próximos dias
-
Fortes chuvas
Homem é resgatado de carro submerso após rua alagada em Maceió
-
Absurdo
Homem é preso após ameaçar cortar as pernas da própria mãe em AL
-
Tragédia
Motorista morre após carro atingir mureta na BR-104
-
Perigo
Chuvas intensas causam alagamentos e transtornos no trânsito em Maceió