Alagoas

CHESF

Inauguração de adutora beneficia comunidade indígena Kariri Xocó em Alagoas

Por Redação com assessoria 31/03/2023 14h02
Inauguração de adutora beneficia comunidade indígena Kariri Xocó em Alagoas

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) inaugurou nesta sexta-feira, dia 31, o Sistema de Abastecimento de Água da comunidade indígena Kariri Xocó, na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Aldeia Indígena Kariri-Xocó, no município de Porto Real do Colégio, em Alagoas. A entrega da obra contou com a presença do procurador da República Érico Gomes, titular do Ofício Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais.

O sistema de abastecimento é resultado do cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado no inquérito civil nº 1.11.001.000789/2017-14, instaurado para atender a demanda da liderança Reginaldo de Souza, da aldeia indígena Kariri-Xocó, por providências acerca da falta de tratamento e abastecimento de água na região da tribo indígena. Desde 2017, o Ministério Público Federal em Alagoas atua em busca de uma solução para o desabastecimento e a falta de tratamento adequado da água acessada pelos indígenas Kariri Xocó.

“Destacamos aqui a atuação do MPF, que extrajudicialmente contribuiu para que este momento chegasse. Promovemos reuniões e atuamos para destravar barreiras, unir indígenas e resolver outros entraves para que essa comunidade tivesse uma boa qualidade de água e em quantidade suficiente. Aproveitamos para parabenizar os parceiros e ressaltar a importância dessa cooperação interinstitucional”, declarou Érico Gomes em seu pronunciamento.

O presidente do Comitê da Bacia do São Francisco, Maciel Oliveira, também ressaltou a importância da atuação do MPF para a realização do projeto e destacou a parceria com Dra. Juliana Câmara, procuradora da República que apoia as demandas relacionadas ao Velho Chico. “Precisamos destacar a atuação de Dr. Bruno Lamenha, lá atrás, quando estava neste caso e foi parceiro no início de tudo. Dr. Érico está aqui representando toda essa atuação, porque também participou do caminho até aqui”, disse Oliveira.

O sistema de abastecimento em implantação é potencialmente o maior e o mais moderno dos sistemas existentes e irá proporcionar segurança hídrica para os atuais 2500 indígenas, podendo contemplar mais de 4 mil pessoas. Após a cerimônia de inauguração, os participantes visitaram a caixa d’água de 220 mil litros que está localizada no Ouricuri da comunidade, terra sagrada onde são feitos os rituais indígenas.

Com a inauguração do Sistema de Abastecimento de Água, a comunidade indígena Kariri Xocó agora tem acesso à água potável de qualidade, garantindo assim uma melhor qualidade de vida para seus moradores.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu