Alagoas

CORURIPE

Vereador causa polêmica ao falar sobre uso de banheiro feminino por mulheres trans

Por Redação 13/04/2023 13h01
Vereador causa polêmica ao falar sobre uso de banheiro feminino por mulheres trans

O vereador Franciney Joaquim, durante sessão da Câmara de Vereadores, na última quarta-feira (12), prometeu "dar uma coça" em mulheres trans que utilizarem o banheiro feminino localizado na praça central de Coruripe. O caso aconteceu após algumas mulheres trans serem impedidas de utilizar o banheiro destinado a pessoas biologicamente femininas.

Durante sua fala no plenário, o vereador argumentou que o banheiro feminino é destinado a pessoas biologicamente femininas e que, caso mulheres trans utilizem o espaço, podem ser acusadas de importunação sexual e até de estupro de vulnerável, caso o uso do banheiro seja feito na presença de adolescentes menores de 14 anos.

O vídeo da sessão está sendo amplamente divulgado nas redes sociais, gerando críticas de diversos setores da sociedade. Em sua justificativa, o parlamentar afirmou que suas falas foram direcionadas especificamente para o episódio ocorrido no município, e não de uma forma generalizada.

O vereador ainda argumentou que sua missão como representante do povo é manter a moral e os bons costumes e que irá defender a família, a lógica e o bom senso enquanto estiver na Câmara Municipal.

As falas do vereador geraram revolta e preocupação entre a comunidade LGBTQIA+ e defensores dos direitos humanos, que afirmam que suas declarações incentivam a violência e a discriminação contra as pessoas trans. O caso deve ser acompanhado de perto por órgãos de proteção aos direitos humanos e autoridades locais.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu