Alagoas
“Recrutado por hacker”, diz adolescente apreendido em Penedo por ameaça a escolas
Celular e computador serão periciados pela polícia
Um adolescente de 14 anos foi apreendido dentro da escola onde estuda, na manhã desta quinta-feira (13), após ser identificado como sendo autor de postagens em rede social contendo ameaças de ataques a escolas de Penedo, na região do Baixo São Francisco. Ele vai responder por ato infracional análogo aos crimes de ameaça e apologia ao crime.
De acordo com a Polícia Civil, o menor confessou que receberia dinheiro para compartilhar o conteúdo criminoso e que a oferta para o “serviço” partiu de um desconhecido na internet. “Na delegacia, ele informou que recebeu promessa de dinheiro de um hacker, ele não o conhece [pessoalmente], ele conheceu pela internet e essa pessoa teria oferecido dinheiro para ele fazer essas ameaças pelo Instagram”, disse o delegado Rômulo Andrade, da Delegacia Regional de Penedo.
O adolescente foi identificado pela polícia pouco mais de 24 horas depois do início do compartilhamento em massa da mensagem. “Na terça-feira passou a circular em Penedo prints do Instagram onde uma pessoa fazia ameaças de ataques a escolas das redes municipal e estadual de ensino. Assim que nós recebemos esses prints, e recebemos de várias fontes, as pessoas estavam realmente preocupadas, nós iniciamos a investigação com o apoio da Delegacia de Crimes Cibernéticos da Deic [Divisão Especial de Investigação e Capturas] e chegamos a autoria dessas ameaças. Hoje uma equipe da Delegacia Regional de Penedo foi até a casa do autor, mas ele não estava. Ele estava na escola, então o pessoal foi à escola”, contextualizou o delegado.
O menor está custodiado na delegacia e será apresentado para audiência com o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) e Juizado da Vara da Infância, nesta sexta-feira (14). O computador e o celular do adolescente também foram apreendidos para que sejam periciados.
“A gente aproveita esse fato para tranquilizar a população de Penedo. Não há nenhuma ameaça séria de ataque à escola, estabelecimento de ensino. Tudo não passa de ‘brincadeira’ ou maldade mesmo de adolescentes, como esse aí, que para receber algum dinheiro causou todo esse pânico na cidade”, concluiu o delegado.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
Gaspar mira em filho de Lula em CPMI e quer aprofundar investigação
-
Economia
Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a Braskem
-
Combate à criminalidade
Polícia apreende mais de 50 quilos de drogas após ação em Arapiraca
-
ORDENAMENTO
Projeto “Poste Limpo” avança em Maceió e remove fiação obsoleta de grandes avenidas
-
Área próxima à Praça Dois Leões
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado



