Alagoas
Número de denúncias de assédio no trabalho cresce em Alagoas
O Ministério Público do Trabalho em Alagoas tem registrado um aumento no número de denúncias de assédio no ambiente laboral. Segundo dados divulgados pelo órgão, em 2021 foram recebidas 172 denúncias de assédio moral, enquanto em 2022 esse número subiu para 225.
Apesar do aumento nas denúncias de assédio moral, as denúncias de assédio sexual ainda são pequenas, com apenas três registros em 2021 e nove em 2022.
Em um seminário realizado na última sexta-feira (14), o procurador-chefe do MPT/AL, Rafael Gazzaneo, apresentou a importância do combate ao assédio como nova atribuição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) nas empresas. Durante a palestra, Gazzaneo destacou a importância da Cipa como uma ferramenta para prevenir e combater as práticas de assédio no ambiente laboral.
O procurador-chefe também ressaltou as consequências do assédio para o trabalhador e a relação entre o número de benefícios previdenciários e os casos de assédio no ambiente laboral. Ele afirmou que o assédio é uma prática que precisa ser combatida pelo empregador, pelos enormes prejuízos causados aos trabalhadores e à sociedade.
Gazzaneo ainda abordou a subnotificação das doenças e acidentes do trabalho e destacou a importância do movimento Abril Verde, que conscientiza a sociedade sobre a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Com o aumento no número de denúncias de assédio no trabalho, é importante que as empresas estejam atentas a essa prática e adotem medidas preventivas para garantir a saúde e segurança dos seus trabalhadores. A Cipa pode ser uma importante aliada nesse processo, identificando e prevenindo casos de assédio no ambiente laboral.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
CRIME EM ARAPIRACA
Justiça concede liberdade à médica acusada de assassinar o ex-marido
-
De 17 a 19 de dezembro
Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026
-
Atenção, consumidor
Procon Maceió divulga pesquisa de preços dos itens da ceia natalina
-
Em 7 meses
Programa Olhar da Gente já realizou mais de 4 mil cirurgias de catarata no Hospital da Cidade
-
Política
Renan chama de farsa suposta negociação do governo envolvendo PL da Dosimetria



