Alagoas
Obra de contenção do mar chega a novos pontos e terá mais de 2 km de extensão
Prefeitura de Maceió está utilizando tecnologia holandesa com vida útil de 200 anos
Após mais de 20 anos, quem transita pelo calçadão da orla de Maceió já sente a diferença nos pontos que sofriam com a erosão, causada pelo avanço do mar. Isso porque as obras de contenção marítima avançam cada vez mais, chegando, simultaneamente, a diversos pontos do trecho litorâneo da capital.
Ao todo, 2,4 quilômetros receberão blocos de concreto pré-moldados e anéis hexagonais, que funcionam como dissipadores de energia da maré e também protegerão a ciclovia, passeio e as vias. Esta é uma tecnologia holandesa, com vida útil de 200 anos.
A obra acontece, atualmente, em quatro trechos: em dois pontos na orla da Jatiúca, Jacarecica e praia do Sobral. Posteriormente, serão iniciados, também, os serviços de contenção marítima no trecho de 1,2 km da orla do Pontal da Barra.
Os serviços estão avançados no calçadão da praia da Jatiúca e quem caminha no local já percebe a diferença. José Messias é morador de Maceió há mais de 70 anos. Ele conta ter ficado impressionado com os atributos da obra.
“A gente consegue ver que aqui tem um trabalho diferenciado, com boa estrutura e muito bem feito. Agora não vamos mais ver as calçadas quebradas por conta do avanço do mar todos os anos, agora sim vai conter”, contou.
A qualidade impressiona também quem está em Maceió apenas a passeio. Eliane Araújo e Filito Araújo Neto são moradores de Santa Catarina e olhavam curiosos para os blocos de contenção marítima, quando afirmaram que a obra leva mais segurança a quem transita pelo calçamento.
“Uma obra como essa é super importante! Olhando aqui a gente vê que é uma tecnologia diferente, de boa qualidade e super prática. Com certeza traz mais segurança para quem anda aqui pela calçada da orla de Maceió”, disseram
Lívio Lima, secretário municipal de Infraestrutura, também destaca a importância da obra para a população. “É uma obra fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de todos os moradores e visitantes, além de preservar essa área turística, e com a garantia de um futuro seguro e sustentável, com um tecnologia que pode durar até 200 anos", concluiu.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
NA RUA FECHADA
Motociclista destrói próprio veículo após abordagem na orla de Ponta Verde, em Maceió
-
BRASIL
Receita Federal faz aviso para portadores de cartão de crédito
-
EM MACEIÓ
Trade turístico de Maceió cobra prefeitura por base da Oplit na Praça Gogó da Ema
-
NO SUL
Avião cai em Gramado (RS); aeronave caiu em cima de casas e loja
-
Secretário diz que produção da Secom qualifica o papel da comunicação pública