Alagoas

SAÚDE

Como manter a dieta com a diversidade de comidas típicas nas festas juninas?

Pratos com gostinho de interior tem em sua maioria o milho como base

Por Renata Marques 23/06/2023 14h02
Como manter a dieta com a diversidade de comidas típicas nas festas juninas?

Uma das maiores comemorações brasileiras tem como protagonista a culinária. No São João, o milho reina, já que o período das festas juninas acontece durante a colheita do grão. Mas o questionamento que surge na cabeça de quem precisa ter uma alimentação mais saudável, é como manter a dieta nesse período. E aí, milho engorda?

A nutricionista Júlia Vasconcelos explica que o milho é uma excelente fonte de carboidrato. “O alimento contém fibras, vitaminas e minerais. Porém, como qualquer outro alimento, se consumido de forma extrapolada, pode levar ao aumento de peso”, esclareceu.

Júlia Vasconcelos, nutricionista

O grão é utilizado em muitas receitas típicas, como a canjica, a pamonha, o munguzá, entre outros pratos famosos que levam grande percentual de gordura e lactose, mas existem vários ingredientes alternativos para deixar o preparo mais “leve”.

“Uma alternativa é escolher preparações que não tenham tanto açúcar ou grande quantidade de gordura. Pipoca, espiga de milho sem manteiga, espetinhos de carne assada, batata doce assada, macaxeira assada são algumas das opções”, orienta a nutricionista.

Júlia Vasconcelos esclarece que apesar de deliciosas, as comidas juninas podem conter muitas calorias. O ideal é evitar alimentos ultraprocessados, como salsicha, presunto, e bolos industrializados, assim como manter a alimentação equilibrada nas demais refeições.

Comer com moderação é a dica da especialista

“Já quem consume bebidas alcoólicas, para reduzir o dano muscular que a bebida proporciona, no dia seguinte, tome uma dose de proteína em pó com água, assim reduz os prejuízos ao músculo”, incentivou.

A especialista lembra que a saúde vai além das questões ligadas a manutenção do peso, já que diabetes e hipertensão são doenças comuns na população brasileira. “Ser prejudicial ou não a saúde vai depender da quantidade que se consome determinado alimento. Se você mantém uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios, não tem problema comer algo com moderação. Nenhum alimento é prejudicial se você tem uma rotina saudável”, alertou Júlia.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu