Alagoas
Tradicionais Festejos Juninos causam impacto na Economia Criativa do Estado
Incentivo do Governo de Alagoas colabora para o fomento e valorização da cultura alagoana
Os tradicionais festejos juninos têm um impacto positivo na economia criativa de Alagoas, impulsionando setores artísticos e culturais, promovendo o talento local e aquecendo o turismo. Essas celebrações valorizam tradições culturais e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico das regiões.
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), através de iniciativas de incentivo, tem investido na preservação e valorização das manifestações juninas, proporcionando oportunidades para artistas locais, que fomentam a cultura regional e movimentam a economia.
Este ano, a Secult, com o objetivo de reconhecer e premiar os talentos que se dedicam a manter vivas as tradições culturais do período junino em Alagoas, lançou o edital do prêmio “Clemilda - A Rainha do Forró 2023” que despertou a procura por diversos artistas locais.
De acordo com a responsável pela pasta, Mellina Freitas, a valorização e o incentivo aos grupos durante o período junino são de extrema importância para a cultura e o desenvolvimento da economia criativa do Estado. "Ao apoiar essas manifestações culturais, estamos fortalecendo a identidade regional, preservando tradições e impulsionando a criatividade dos nossos artistas locais. Além disso, a movimentação da cadeia criativa nesse período traz benefícios econômicos significativos, promovendo o turismo, gerando empregos e estimulando o comércio de produtos regionais", disse.
“A Secult está comprometida em fomentar essas atividades, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento cultural das nossas comunidades durante todo o ano. As políticas culturais influenciam e têm impacto em outras áreas como na economia, na inovação e principalmente na renda do alagoano. Promover e valorizar a cultura é indispensável.”, comentou a secretária.
Com a realização de Festivais de Quadrilhas Juninas, como o Forró e Folia, por exemplo, toda uma cadeia criativa e econômica é estimulada, por meio da procura por ateliês de costuras, salões de beleza, lojas de artesanatos e adereços, comércio, empresas do segmento musical e afins.
A costureira Flávia Pereira frisou a importância desses eventos na cidade. “Como costureira alagoana sinto o meu trabalho valorizado. Eventos como esses, principalmente os juninos, incentivam a procura por roupas quadriculadas e trajes juninos aumentando a procura de clientes e afetando diretamente a minha renda”, disse Flávia Pereira.
Além de desenvolver um papel importante na agricultura, indústria e comércio, o Nordeste tem protagonismo no país pelo turismo e belezas naturais, mas é nesse período de junho que a região ganha bastante destaque devido às tradicionais comemorações juninas atraindo inúmeros turistas para os estados nordestinos.
“O nosso objetivo é incentivar o empreendedorismo por meio da criação, produção e comercialização de bens e serviços que giram em torno da cadeia produtiva da cultura. Vamos fortalecer os segmentos da Economia Criativa realizando ações culturais e agregando valor às diversas áreas.”, disse Natalia Teles, Superintendente de Economia Criativa, Fomento e Incentivo à Cultura da Secult.
Em todo o Estado, os festejos juninos contam com apresentações de quadrilhas juninas, grupos de Coco de Roda, Bumba-meu-boi, Violeiros, Emboladores, Trios de Forró Pé-de-Serra, bandas de forró, que encantam o público com muito brilho, cores e mantendo a chama da cultura nordestina acesa.
Para o presidente da Quadrilha Junina Luar do Sertão, José Claudio Menezes, tudo que vem para ajudar a cultura popular traz um sentimento de valorização. “É importante ter esse apoio do Governo. Nós que fazemos cultura popular, na maioria das vezes, temos uma valorização pequena. Acredito que haverá muitas ações pela frente incentivadas pela Secretaria de Cultura”, ressaltou o presidente da Luar do Sertão.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
LAGINHA
Credores da massa falida da Laginha começam a receber pagamentos após aprovação de plano inédito
-
POLÍCIA
Suspeito de estuprar idosa de 84 anos no Benedito Bentes é flagrado por câmeras de segurança
-
JUSTIÇA
PGR envia ao STF parecer para manter prisão de Braga Netto
-
TEMPO
Fim de semana com chuva passageira em algumas regiões de Alagoas
-
AGRICULTURA
Programa Hortas Urbanas alcança 3 mil alagoanos em 2024