Alagoas
Sebrae apoia coleta seletiva em Maceió com ponto de entrega voluntária
Iniciativa é uma das práticas sustentáveis adotadas pela instituição e redireciona materiais coletados para cooperativas de reciclagem
Ambiental, Social e Governança são os três pilares da Agenda ASG, seguida e orientada pelo Sebrae, visando garantir que as empresas gerem um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Neste mês de junho, a sustentabilidade dominou a programação da instituição em Alagoas , com agendas especiais que abordaram práticas que já fazem parte do dia a dia, como a coleta seletiva de resíduos.
“O ASG promove hábitos sustentáveis e socialmente responsáveis dentro das empresas através da conscientização sobre inúmeras pautas que vêm ganhando evidência hoje em dia, e isso inclui as que se referem ao meio ambiente e ao sustentável. Como disseminador dessas práticas, o Sebrae não pode implementar para o cliente ações que ele mesmo não executa, não seria coerente, por isso seguimos as boas práticas que abordamos”, explica Michael Lopes, analista da Unidade de Gestão de Pessoas e membro do Comitê de Sustentabilidade/ASG do Sebrae Alagoas.
Entre as medidas que a instituição adota para impactar positivamente o meio ambiente, destaca-se o Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEV) como mais uma opção de coleta seletiva em Maceió. Localizado em sua sede, no Centro, nele é possível fazer o descarte de papel, plástico e metal.
“Durante o ano passado, conseguimos coletar duas toneladas de resíduo reciclável utilizando a logística reversa. Essa é uma ação do Sebrae de destinar corretamente um material que tem potencial de transformação. Sem coleta, ele acaba indo para a natureza e leva centenas de anos para se deteriorar”, diz Anderson Moura, gerente da Unidade de Administração e Suprimentos do Sebrae e também integrante do Conselho Consultivo do Comitê de Sustentabilidade/ASG.
Os recipientes de material reciclável ficam voltados para a via urbana, permitindo que a população contribua com o descarte consciente. Quando esse material é recebido, ele é separado, pesado e posteriormente direcionado para cooperativas que atuam em projetos do Sebrae, gerando renda para os catadores. Atualmente, a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) é a responsável pela coleta.
“Quando demos início ao projeto, nós também tivemos a preocupação de treinar a nossa própria equipe de limpeza para fazer a triagem do material reciclável, caso ele venha misturado. Além disso, realizamos uma oficina com os catadores para ensinar técnicas de como manusear esse material e transformá-lo em renda”, completa Anderson.
O próximo passo é ampliar a ação, levando os PEVs para as demais agências de atendimento, em Arapiraca, Penedo e Delmiro Gouveia.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
NA RUA FECHADA
Motociclista destrói próprio veículo após abordagem na orla de Ponta Verde, em Maceió
-
BRASIL
Receita Federal faz aviso para portadores de cartão de crédito
-
EM MACEIÓ
Trade turístico de Maceió cobra prefeitura por base da Oplit na Praça Gogó da Ema
-
NO SUL
Avião cai em Gramado (RS); aeronave caiu em cima de casas e loja
-
Secretário diz que produção da Secom qualifica o papel da comunicação pública