Alagoas
Seprev promove conscientização sobre os riscos da dependência química em Maragogi
Ação incluiu buscas ativas e acolhimento de quatro dependentes químicos no município
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Centro de Acolhimento de Maceió, realizou, de 11 a 13 de julho, em Maragogi, uma série de ações de mobilização e orientação sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas. A iniciativa faz parte do plano de interiorização das ações da Seprev para todo o estado de Alagoas.
Durante os três dias, as equipes percorreram pontos estratégicos do município para sensibilizar a população sobre o tema. Os profissionais também apresentaram o serviço de acolhimento voluntário oferecido de forma gratuita pelo Governo de Alagoas, por meio da Rede Acolhe.
A ação incluiu ainda busca ativa por dependentes químicos em Maragogi, que resultou no encaminhamento de quatro pessoas para tratamento em comunidades terapêuticas credenciadas ao Estado. Atualmente, a Rede Acolhe conta com 33 instituições acolhedoras que oferecem 750 vagas disponíveis para homens, mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos.
A superintendente de Políticas sobre Drogas da Seprev, Lideilma Alves, explica que a Secretaria de Prevenção à Violência tem intensificado as ações de conscientização no interior do estado e a busca por pessoas que precisam de acolhimento.
“É um trabalho extremamente importante para quem deseja vencer a adicção, seja em álcool ou qualquer outra droga. A Seprev tem ampliado o cronograma de ações no interior, articulando os Centros de Acolhimento de Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, levando os serviços da Rede Acolhe para quem mais precisa”, afirmou.
Lideilma Alves ressalta que o apoio profissional é um fator determinante para quem deseja vencer a dependência química de forma definitiva.“Ao aceitar o acolhimento voluntário, a pessoa é encaminhada para uma das 33 comunidades terapêuticas acolhedoras, onde receberá ajuda profissional de psicólogos, assistentes sociais e técnicos que estão preparados para auxiliá-lo durante todo o processo de recuperação. Esse apoio é fundamental para quem deseja abandonar o vício de maneira permanente”, disse a superintendente.
Acolhimento
Para quem busca acolhimento em uma das comunidades terapêuticas credenciadas ao Governo de Alagoas, o atendimento pode ser feito em um dos três Centros de Acolhimento, em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, ou agendando uma visita das equipes técnicas pelo número 0800.280.9390.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Economia
INSS divulga calendário de pagamentos para 2025: confira as datas para aposentadorias, auxílios e pensões
-
Assegurado pela Sesau
Alagoana consegue suporte para se tratar de síndrome rara em São Paulo
-
Transferência de renda
Governo divulga calendário de pagamento do Bolsa Família 2025
-
Aos 97 anos
Morre o ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu Collares
-
Medida Provisória
Planalto libera R$ 6,5 bi para áreas afetadas por eventos extremos