Alagoas

SAÚDE

Carreta-consultório vai realizar diagnósticos de hanseníase em Penedo na segunda (24) e terça-feira (25)

Ação vai contemplar moradores das cidades de Penedo, Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Brás

Por Redação 21/07/2023 19h07
Carreta-consultório vai realizar diagnósticos de hanseníase em Penedo na segunda (24) e terça-feira (25)

Moradores da cidade de Penedo terão a oportunidade de receber orientações para prevenir e exames para diagnosticar a hanseníase, nesta segunda-feira (24) e terça-feira (25). A mobilização marca mais uma etapa do projeto Roda-Hans, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). Durante os dois dias, a carreta-consultório do Roda-Hans ficará estacionada das 8h30 às 16h30, na Avenida Floriano Peixoto, próximo ao Teatro 7 de Setembro.

A ação vai contemplar os moradores dos municípios do Baixo São Francisco que integram a VI Região de Saúde. Além de Penedo, serão beneficiadas as cidades de Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Brás.

A carreta-consultório Roda-Hans tem o objetivo de identificar casos de hanseníase, capacitar profissionais dos municípios e fornecer informações para diminuir e combater o preconceito associado à doença.

O projeto itinerante conta com cinco consultórios para atendimentos clínicos e um espaço para realização de exames laboratoriais. O atendimento é feito por profissionais da rede municipal de saúde e conta com o apoio de um especialista para diagnóstico de hanseníase, com o acompanhamento dos pacientes diagnosticados nas unidades de saúde de referência local.

“Quando realizamos a identificação precoce, evitamos que a doença se agrave. Portanto, é importante ficar atento aos sintomas, que são manchas brancas e avermelhadas na pele e comprometimento dos nervos periféricos. A pessoa acometida pela doença também pode sentir sensação de formigamento nas mãos e pés, diminuição ou perda da sensibilidade e nódulos no corpo, alguns deles dolorosos”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, enfermeira Itanielly Queiroz.

Transmissão

A hanseníase é uma doença transmissível, causada pela bactéria que atinge a pele e os nervos das extremidades do corpo, sobretudo olhos, mãos e pés. A transmissão acontece por meio do contato com gotículas de saliva de uma pessoa acometida pela doença e que ainda não iniciou o tratamento, que é gratuito e assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do projeto Roda-Hans para Alagoas. “Essa é mais uma ação que mobiliza todos os profissionais da saúde para esse grande projeto, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, que tem sido um grande parceiro na capacitação dos nossos profissionais, assegurando assistência qualificada à população”, explicou o gestor.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu