Alagoas
Carreta-consultório vai realizar diagnósticos de hanseníase em Penedo na segunda (24) e terça-feira (25)
Ação vai contemplar moradores das cidades de Penedo, Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Brás
Moradores da cidade de Penedo terão a oportunidade de receber orientações para prevenir e exames para diagnosticar a hanseníase, nesta segunda-feira (24) e terça-feira (25). A mobilização marca mais uma etapa do projeto Roda-Hans, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). Durante os dois dias, a carreta-consultório do Roda-Hans ficará estacionada das 8h30 às 16h30, na Avenida Floriano Peixoto, próximo ao Teatro 7 de Setembro.
A ação vai contemplar os moradores dos municípios do Baixo São Francisco que integram a VI Região de Saúde. Além de Penedo, serão beneficiadas as cidades de Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Brás.
A carreta-consultório Roda-Hans tem o objetivo de identificar casos de hanseníase, capacitar profissionais dos municípios e fornecer informações para diminuir e combater o preconceito associado à doença.
O projeto itinerante conta com cinco consultórios para atendimentos clínicos e um espaço para realização de exames laboratoriais. O atendimento é feito por profissionais da rede municipal de saúde e conta com o apoio de um especialista para diagnóstico de hanseníase, com o acompanhamento dos pacientes diagnosticados nas unidades de saúde de referência local.
“Quando realizamos a identificação precoce, evitamos que a doença se agrave. Portanto, é importante ficar atento aos sintomas, que são manchas brancas e avermelhadas na pele e comprometimento dos nervos periféricos. A pessoa acometida pela doença também pode sentir sensação de formigamento nas mãos e pés, diminuição ou perda da sensibilidade e nódulos no corpo, alguns deles dolorosos”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, enfermeira Itanielly Queiroz.
Transmissão
A hanseníase é uma doença transmissível, causada pela bactéria que atinge a pele e os nervos das extremidades do corpo, sobretudo olhos, mãos e pés. A transmissão acontece por meio do contato com gotículas de saliva de uma pessoa acometida pela doença e que ainda não iniciou o tratamento, que é gratuito e assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do projeto Roda-Hans para Alagoas. “Essa é mais uma ação que mobiliza todos os profissionais da saúde para esse grande projeto, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, que tem sido um grande parceiro na capacitação dos nossos profissionais, assegurando assistência qualificada à população”, explicou o gestor.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Faixa Verde
DMTT intensifica fiscalização de estacionamento irregular na orla de Maceió após decisão judicial
-
Aos 89 anos
Morre Geraldo Quintão, do primeiro escalão dos governos Itamar e FHC
-
Na BR-226
Mergulhadores retomam buscas na ponte entre Maranhão e Tocantins
-
Condutor sem habilitação
Investigação aponta irregularidades em naufrágio de jangada na praia de Ponta Verde
-
Cobiçado
Prefeito de São Paulo convida Campos Neto para reforçar gestão municipal